Solicitação

Romero Albuquerque critica metrô do Recife e envia pedido de informação ao superintendente da CBTU

Antes de começar mais uma jornada, grande parte dos estudantes e trabalhadores da Região Metropolitana do Recife encontram no metrô a primeira dificuldade do dia. Superlotação, falta de fiscalização, atrasos, vazamentos e goteiras nas estações e dentro dos vagões, além de assaltos e frequentes falhas na operação são alguns dos problemas que colocam em xeque a eficiência do transporte.

A situação tem sido alvo de críticas da população e, agora, do deputado estadual Romero Albuquerque (PP), que encaminhou à CBTU um pedido de informação a respeito da precariedade do serviço.

O deputado espera saber, por exemplo, com qual frequência são feitas as manutenções preventivas e vistorias para o perfeito funcionamento das máquinas. Ele ressalta que, diante de aumentos que somam quase 200%, não há justificativa para a queda na qualidade da viagem.

“O passageiro comum gasta, no mínimo, R$ 8,50 indo e vindo do seu destino e deveria desfrutar de uma viagem confortável, tranquila e sem riscos”, pontua. Romero ainda questiona qual o prazo para dar início às melhorias no transporte público.

O pedido de informação, endereçado ao superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, Carlos Ferreira, cobra solução para o que chama de “situação caótica vivida pelos usuários”.

“Nesses últimos anos, as queixas de quem usa o transporte têm se multiplicado. As redes sociais estão cheias de depoimentos e registros de como o metrô vem operando. As pessoas enfrentam descaso e sofrimento diário”, Romero afirma.

Ver mais:

>> Deputado Romero Albuquerque rebate Sikera Jr e diz que foi difamado sem direito de resposta

>> Com ajuda de Romero e Andreza Albuquerque, PL de Eduardo da Fonte proíbe uso de animais em testes de cosméticos

>> Romero Albuquerque destinou R$ 3 milhões para ampliar Hospital Veterinário do Recife

O requerimento diz que o serviço é “quase inoperante”, e pede respostas e solução imediata para problemas como estações sem parte do telhado, acúmulo de lixo na linha férrea e número e estado da frota dos veículos.

“O metrô está em operação há mais de 30 anos e precisamos resgatar a sua qualidade e utilidade. Em uma cidade lotada de carros, a sua proposta é ser a melhor alternativa para se locomover. O dia do recifense está atrelado à operação do transporte, e ela precisa ser boa. O estresse não pode ser parte da rotina das milhares de pessoas cujo transporte público é a única alternativa”, finalizou.

Exaustos

Segundo o deputado, os usuários do metrô já não aguentam a situação. Ele conta que é procurado por muitos destes e recebe denúncias do descaso.

“Muitos relatam que, por inúmeras vezes, encontram estações fechadas sem aviso prévio, logo de manhã ou à noite, e precisam se expor, agora também ao risco de contaminação do vírus, a situações que eles mesmos chamam de humilhantes para conseguir chegar ao trabalho, ao médico, à escola, em casa. É um problema de anos, segundo contam. As pessoas estão exaustas!”, relatou. 

Da redação do Portal com informações da Assessoria de Romero Albuquerque