Livre

Bolsonaro anuncia retorno de motorista brasileiro preso na Rússia

O presidente Jair Bolsonaro anunciou neste domingo (2) que o governo da Rússia liberou Robson Nascimento de Oliveira, ex-motorista do meia Fernando, atualmente jogador do Beijing Guoan, a retornar para o Brasil após mais de dois anos detido em Moscou.

“Depois de uma longa negociação com o governo Russo, foi anunciado no dia de hoje a liberdade do Robson, que trabalhava com o jogador Fernando, do Spartak, de Moscou. Quero agradecer ao governo russo por tê-lo liberado. O que Robson usava era permitido no Brasil, um medicamento. Mas, lá na Rússia, não, e o governo russo seguiu a legislação local”, afirmou Bolsonaro, por meio das redes sociais.

Segundo o presidente, Robson chegará ao Brasil na quinta-feira (6). O motorista foi preso no dia 17 de março de 2019 ao entrar na Rússia com caixas do medicamento Mytedon (cloridrato de metadona). O remédio é usado no alívio da dor aguda e crônica intensa e é legalizado no Brasil, mas proibido no país europeu. A defesa do motorista sempre alegou que os remédios seriam para o sogro de Fernando, William Pereira de Faria. A história teve grande repercussão nas redes sociais, e a informação sobre o medicamento não chegou a ser confirmada pelo jogador de futebol e os seus familiares ao governo russo.

“Foram dois anos que o Robson passou detido na Rússia. Hoje, nós agradecemos ao presidente Putin, ao embaixador russo no Brasil,[ Alexey Kazimirovitch Labetskiy], bem como ao nosso embaixador que está na Rússia, [Tovar da Silva Nunes]”, disse Bolsonaro.

 

No vídeo divulgado em suas redes sociais, Bolsonaro também mostra uma conversa que teve com Robson por telefone. Nela, o motorista diz que a “vontade de voltar ao Brasil é muito grande”.

Já Bolsonaro disse que o governo russo “cumpriu a lei” ao prendê-lo, mas a legislação daria uma pena muito grande e disse que a negociação avançou diante o bom relacionamento com o governo russo.

“Estamos torcendo e fazendo o possível para o mais rápido você retornar para cá e voltar a vida normal. Se possível gostaria de encontrar contigo”, completou Bolsonaro

 

Leia também:

Rússia diz que decisão da Anvisa de barrar Sputnik V é “política”

 

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Agência Brasil.