Formação

Servidores da Prefeitura de Garanhuns passam por capacitação sobre licitações e contratos

A Controladoria Geral do Município, Secretaria de Finanças e a Comissão de Licitação realizou na terça-feira (27), no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), uma formação sobre licitações e contratos. A iniciativa teve como público-alvo os servidores de todos os órgãos e entidades do município de Garanhuns.

Formação de servidores na cidade de Garanhuns. Foto: Hilton Marques

Na oportunidade, os gestores puderam relatar e compartilhar suas dúvidas, discutindo possíveis soluções para cada caso.

“Formação similar já havia sido realizada em fevereiro, mas esta tem sido uma prática recorrente da atual gestão municipal: manter as equipes capacitadas e atualizadas para que as políticas e serviços públicos cheguem à população com eficiência, observando todos os aspectos legais”, comenta a secretária de Finanças, Vera Sarmento.

Três instrumentos foram elaborados pela Controladoria com a finalidade de orientar os gestores municipais: O boletim de orientação n° 01/2021, que traz o passo a passo dos processos licitatórios; o boletim n° 02/2021, que trata das dispensas de licitação em caráter emergencial; e a instrução normativa n° 01/2021, que versa sobre os pontos de controle aplicáveis ao recebimento de materiais, bens e serviços. De forma complementar, ainda houve orientação acerca dos procedimentos previstos nos boletins, assim como os aspectos da Nova Lei de Licitações que entrou em vigor no dia 1º de abril de 2021. Os instrumentos estão disponibilizados no Portal da Transparência em seção específica do controle interno. A formação dos servidores aconteceu no Agreste de Pernambuco.

Atuação

O Comitê Extraordinário de Infraestrutura das Chuvas (CEIC) segue trabalhando para reparar os danos causados pelas últimas chuvas em Garanhuns, sob o comando do prefeito Sivaldo Albino e das Secretarias de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos e Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico. O primeiro passo, que já está sendo concluído, é mapear os pontos de problemas no município.

Equipes técnicas das secretarias envolvidas no Comitê já detectaram cerca de 90 locais que precisarão de reparos. Foram produzidos laudos técnicos, acompanhados de registros fotográficos, que servirão para comprovar a urgência do processo licitatório para contratação dos serviços para recuperação completa das localidades. Além da recomposição do pavimento, serão realizadas obras estruturadoras na rede de drenagem, para garantir que problemas como este não voltem a acontecer.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Garanhuns