Estrutura

Prefeitura de Gravatá entrega novo Centro de Testagem para o diagnóstico de doenças infectocontagiosas

A população gravataense recebe um instrumento  importante no diagnóstico de doenças infectocontagiosas, dentre elas a Covid-19. Antes, Gravatá tinha apenas uma sala para atender toda demanda de testagem da Prefeitura de Gravatá.

O novo equipamento da prefeitura que foi entregue, no final da tarde da quarta-feira (28), pelo prefeito padre Joselito Gomes, possui recepção acolhedora, salas de triagem e coleta, laboratório e sala para análise baciloscópica, que será responsável pelo acompanhamento dos casos de tuberculose, com exame que não era realizado no município.

O prefeito da cidade Gravatá, padre Joselito. Foto: Anderson Souza (SECOM)

A entrega contou com a presença do secretário municipal de Saúde, José Edson, os executivos da Saúde, Frailan Mota e Maria Araújo, a Secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, a secretária da Mulher, Ester Gomes, o secretário municipal de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, o vereador Leandro do Transporte Alternativo, além da equipe do serviço.

Leia também:
>>>Dez novos leitos de UTI são entregues à população na cidade de Gravatá

O secretário da pasta, José Edson, explica que “o Centro de Testagem vai fazer vários tipos de testes, não só de Covid-19, como Leishmaniose, Toxoplasmose, as arboviroses Dengue, Chikungunya e Zika, como também o teste da Tuberculose. Antes, quando a pessoa precisava fazer esse teste da Tuberculose tinha que ir para Caruaru, por exemplo, e hoje nós podemos fazer aqui e Gravatá que é, então, um dos municípios pioneiros na região em fazer esse tipo de testagem. Destaco também que a quantidade de testes que iremos oferecer para população é bem maior”.

Tárcila Saborido é diretora de Vigilância em Saúde de Gravatá. Ela, junto com o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Erik Tavares, estão à frente do Centro de Testagem da cidade. Társila informou como o centro irá funcionar.

“O objetivo do Centro de Testagem é a gente realizar alguns testes de interesse de saúde pública e eles serão agendados. No caso de Covid-19, acontece a marcação pelo Disk Covid (9 9922-3028), de segunda a sexta, das 8h às 16h como já estava sendo feito. Vai existir um tipo de teste para cada pessoa que será definido de acordo com os sintomas. Existe o RT PCR, por exemplo, que é o swab e é feito até o oitavo dia de sintomas, e após esse período a gente faz o teste rápido sorologia para saber a questão dos anticorpos para Covid-19. Vamos realizar também, a testagem para Dengue, Chikungunya, Zika, esses outros serão agendados, identificados pelas unidades de saúde, ou hospital, e com período para sorologia ele também é agendado e será coletado nesse Centro de Testagem”.

O prefeito padre Joselito falou da dignidade e melhora no atendimento voltado para as pessoas que precisam de apoio.

“Mais uma vez mais uma vez a gestão da saúde em Gravatá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá um passo importante e necessário com a inauguração dessa casa. Tínhamos apenas um ambiente para todo tipo de testagem e agora temos um ambiente adequado, que comporta todo equipamento, todos os setores, quem trabalha sempre estará bem aqui e quem aqui chega precisando do serviço encontrará também um bom ambiente, uma boa acolhida, atenção para fazer o que precisa ser feito. E é assim que a nossa gestão vai mostrando que nosso compromisso é com as pessoas”.

O Centro de Testagem de Gravatá fica na Rua Santo Antônio, 30-A, Prado. O atendimento é de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 16h.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Gravatá