Estrutura

Prefeitura de Gravatá entrega novo Centro de Testagem para o diagnóstico de doenças infectocontagiosas

O espaço público fica na Rua Santo Antônio, 30-A, Prado e atende de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 16h.

A população gravataense recebe um instrumento  importante no diagnóstico de doenças infectocontagiosas, dentre elas a Covid-19. Antes, Gravatá tinha apenas uma sala para atender toda demanda de testagem da Prefeitura de Gravatá.

O novo equipamento da prefeitura que foi entregue, no final da tarde da quarta-feira (28), pelo prefeito padre Joselito Gomes, possui recepção acolhedora, salas de triagem e coleta, laboratório e sala para análise baciloscópica, que será responsável pelo acompanhamento dos casos de tuberculose, com exame que não era realizado no município.

Prefeitura, Prefeitura de Gravatá entrega novo Centro de Testagem para o diagnóstico de doenças infectocontagiosas
O prefeito da cidade Gravatá, padre Joselito. Foto: Anderson Souza (SECOM)

A entrega contou com a presença do secretário municipal de Saúde, José Edson, os executivos da Saúde, Frailan Mota e Maria Araújo, a Secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, a secretária da Mulher, Ester Gomes, o secretário municipal de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, o vereador Leandro do Transporte Alternativo, além da equipe do serviço.

Leia também:
>>>Dez novos leitos de UTI são entregues à população na cidade de Gravatá

O secretário da pasta, José Edson, explica que “o Centro de Testagem vai fazer vários tipos de testes, não só de Covid-19, como Leishmaniose, Toxoplasmose, as arboviroses Dengue, Chikungunya e Zika, como também o teste da Tuberculose. Antes, quando a pessoa precisava fazer esse teste da Tuberculose tinha que ir para Caruaru, por exemplo, e hoje nós podemos fazer aqui e Gravatá que é, então, um dos municípios pioneiros na região em fazer esse tipo de testagem. Destaco também que a quantidade de testes que iremos oferecer para população é bem maior”.

Tárcila Saborido é diretora de Vigilância em Saúde de Gravatá. Ela, junto com o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Erik Tavares, estão à frente do Centro de Testagem da cidade. Társila informou como o centro irá funcionar.

“O objetivo do Centro de Testagem é a gente realizar alguns testes de interesse de saúde pública e eles serão agendados. No caso de Covid-19, acontece a marcação pelo Disk Covid (9 9922-3028), de segunda a sexta, das 8h às 16h como já estava sendo feito. Vai existir um tipo de teste para cada pessoa que será definido de acordo com os sintomas. Existe o RT PCR, por exemplo, que é o swab e é feito até o oitavo dia de sintomas, e após esse período a gente faz o teste rápido sorologia para saber a questão dos anticorpos para Covid-19. Vamos realizar também, a testagem para Dengue, Chikungunya, Zika, esses outros serão agendados, identificados pelas unidades de saúde, ou hospital, e com período para sorologia ele também é agendado e será coletado nesse Centro de Testagem”.

O prefeito padre Joselito falou da dignidade e melhora no atendimento voltado para as pessoas que precisam de apoio.

“Mais uma vez mais uma vez a gestão da saúde em Gravatá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá um passo importante e necessário com a inauguração dessa casa. Tínhamos apenas um ambiente para todo tipo de testagem e agora temos um ambiente adequado, que comporta todo equipamento, todos os setores, quem trabalha sempre estará bem aqui e quem aqui chega precisando do serviço encontrará também um bom ambiente, uma boa acolhida, atenção para fazer o que precisa ser feito. E é assim que a nossa gestão vai mostrando que nosso compromisso é com as pessoas”.

O Centro de Testagem de Gravatá fica na Rua Santo Antônio, 30-A, Prado. O atendimento é de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 16h.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Gravatá

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal