Problemas

Cemitérios públicos das cidades do Grande Recife estão com dificuldades de vagas para sepultamento

A prefeitura de Camaragibe, por exemplo, confirmou que não há mais vagas disponíveis para sepultamento, a menos que surjam mediante futuras exumações.

Com a permanência da pandemia causada pelo novo coronavírus e a contínua quantidade de óbitos diários em razão da doença, cemitérios municipais da Região Metropolitana do Recife estão próximos a alcançar a capacidade total.

Em Camaragibe, aliás, esse momento já chegou. Na quarta-feira (28), a prefeitura da cidade confirmou que não há mais vagas disponíveis para sepultamento, a menos que surjam mediante futuras exumações.

De acordo com a secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos do município, Eryka Luna, apenas neste mês, somando óbitos decorrentes da Covid-19 e de outras enfermidades, foram 388 mortes na cidade.

“É um número grande comparado a anos passados, antes da pandemia. Ou seja, a Covid contribui, sim, significativamente, para esse número tão grande de óbitos”, afirmou.

Segundo a gestora, o município vem, desde o ano passado, atuando na ampliação do número de vagas no cemitério municipal, tendo aberto, até o momento, 152 novos jazigos e 135 novos ossuários.

“Infelizmente, a Covid não diminuiu, nós vivemos a pandemia até hoje, e esse número de óbitos ainda não se estabilizou”, disse.

Ainda conforme a secretária, não há mais espaço para a criação de novas vagas na atual área do cemitério público. Novos sepultamentos no local, então, só serão possíveis a partir de exumações. De acordo com Eryka Luna, estão previstas 13 exumações até o fim deste mês e 72 ao longo de maio.

Para garantir futuras vagas, a prefeitura busca adquirir a titularidade de parte de um terreno contíguo ao cemitério. Segundo a secretária, os trâmites devem ser concluídos ainda esta semana. Aliado a isso, conforme explica a gestora, também está em fase de finalização o projeto executivo de estruturação da área.

“Nós estamos trabalhando para isso, que vai nos dar uma condição de licitar uma nova organização do cemitério. Dessa vez, fora dos seus muros, saindo e crescendo de verdade. E, então, a gente vai conseguir construir dentro desse novo projeto mais 1.410 gavetas [jazigos] e 1.350 novos ossuários”, comentou.

Ver mais:

>> Vídeo: Cemitério de Camaragibe não oferece vagas e morador sofre por nove horas para enterrar corpo em outra cidade

Outras cidades

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços, informou, em nota, que o cemitério municipal Campo Santo São José está operando próximo de sua capacidade total mas que, como precaução, está ampliando em 180 o número de sepulturas. Desse total, segundo o órgão, 60 já estão em execução e devem ser entregues em maio.

A Secretaria de Gestão Urbana de Olinda afirmou, também em nota, que desapropriou um terreno e ampliou, em 2020, o número de túmulos no Cemitério de Águas Compridas. Segundo o texto, a prefeitura também deverá efetuar a limpeza de 40 túmulos antigos, após ter finalizado o chamamento público das famílias, para atender às novas demandas. Ainda segundo o órgão, o Cemitério de Guadalupe, por ficar localizado no Sítio Histórico, não pode ser ampliado em função da legislação do IPHAN.

Em contato com a reportagem, a assessoria do Jaboatão dos Guararapes afirmou que o município segue com disponibilidade para sepultamentos, informando que desde o ano passado foram abertas mais de 600 vagas e que o sistema segue em expansão à medida da necessidade.

Já a Prefeitura do Recife informou, em nota, que a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) providenciou, desde o início da pandemia, a abertura ou construção de 6.184 covas e gavetas para receber sepultamentos da Covid-19 e, deste montante, há 1.377 (28,64%) sem uso nos cemitérios de Santo Amaro, Tejipió e Parque das Flores. Ambas as prefeituras afirmaram que os enterros decorrentes do coronavírus nos cemitérios públicos das cidades estão restritos aos respectivos munícipes.

Da redação do Portal com informações da Folha de Pernambuco

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal