Justificativa

Vídeo: Secretário de Saúde de Camaragibe diz que sistema do Governo Federal é instável e questiona veracidade de informações

Durante sessão na Câmara Municipal de Vereadores, Antônio Amato, disse que a lista que mostra as cidades com 100% de doses aplicadas, não procede.

O secretário de Saúde de Camaragibe, Antônio Amato, participou da 9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na manhã da última terça-feira, 27 de abril, e respondeu alguns questionamentos dos vereadores sobre a pasta que comanda, em especial, sobre a matéria exclusiva do Portal de Prefeitura que revelou o município em último lugar dentre todas as cidade de Pernambuco, quanto a aplicação de doses das vacinas contra Covid-19.

O vereador Toninho pediu que o secretário falasse qual a causa para a cidade ocupar essa posição e principalmente o motivo no qual até o presente momento a Secretaria de Saúde não respondeu o e-mail enviado pelo veículo de comunicação digital ou se já preparou alguma resposta para o Portal de Prefeitura.

Confira o vídeo:

 
Antônio Amato iniciou a explicação alegando que o sistema do Governo Federal, responsável pelo registro dos dados é extremamente instável. É um sistema, que segundo ele, está gerando críticas. O secretário disse ainda que as informações sobre as cidades que apresentam 100% de doses aplicadas, por exemplo, não procede.

“Existem, eu acho, cinco cidades com 100%. Quando eu digo que tem uma cidade com 100%, ele tá informando que todas as vacinas que chegaram foram aplicadas. Me estranha, pois, estas cidades não está tendo escassez de vacinas. Se você for nessas cinco cidade ainda está tendo aplicação de vacinas. Então, isso não procede” afirmou o secretário no vídeo.

Sobre a colocação de Camaragibe na lista divulgada, Antônio revelou que houve um atraso na digitação do sistema por causa de uma instabilidade e para corrigir essa questão, está sendo feito mutirões de digitação e isso deve se normalizar até a próxima semana.

“O sistema é muito instável. A digitação não ocorre nas unidades de saúde, vem para nível central. Estamos fazendo mutirões, inclusive, nos finais de semana até as cinco da tarde”, pontuou o secretário.

No vídeo, o responsável pela secretaria de Saúde afirmou que já foram aplicadas mais de 60% da primeira dose e da segunda dose, mais de 45%, de acordo com informações do dia 26 de abril.

Vídeo, Vídeo: Secretário de Saúde de Camaragibe diz que sistema do Governo Federal é instável e questiona veracidade de informações
Secretário de Saúde de Camaragibe, Antônio Amato. Foto: Divulgação/Reprodução

Sobre um posicionamento do secretário ao Portal de Prefeitura, Antônio alegou que sempre foi procurado pelo site, mas, que desta vez em nenhum momento foi procurado para obter resposta sobre a matéria que expõe Camaragibe em último lugar no ranking das cidades de Pernambuco que aplicaram vacinas contra Covid-19.

Leia também:
>>> Camaragibe é a última colocada no ranking de vacinação contra Covid-19 entre as cidades de PE

Camaragibe permanece em último lugar

O município, apesar de realizar mais um esquema de vacinação em drive thru para aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19, na última terça-feira, 27 de abril, das 9h às 13h, em Aldeia, no quilômetro 10,5, no antigo Espaço do Saber, permanece no final do ranking, segundo dados atualizados da Secretaria de Saúde de Pernambuco. Desta vez, a cidade aparece com 34,5% das doses aplicadas. As informações podem ser consultadas acessando o link aqui.

Vídeo, Vídeo: Secretário de Saúde de Camaragibe diz que sistema do Governo Federal é instável e questiona veracidade de informações
Ranking de aplicação de vacina contra Covid-19 das cidades de Pernambuco, em 27.04.2021. Imagem: Reprodução/ Secretaria de Saúde de Pernambuco.

Sobre os fatos

O site Portal de Prefeitura, diferentemente do que disse o secretário de Saúde Antônio Amanto, em sessão na última terça-feira, 27 de abril, buscou obter informações da gestão municipal. Este veículo de comunicação digital, procurou sim, um posicionamento sobre a questão, conforme comprovação em imagem. Foi enviado através de canal oficial de relação entre gestão e veículo de comunicação, um e-mail para Secretaria de Comunicação, às 14h45, do sábado, 24 de abril de 2021.

Vídeo, Vídeo: Secretário de Saúde de Camaragibe diz que sistema do Governo Federal é instável e questiona veracidade de informações
Comprovante de envio de pedido de resposta em 24.04.2021

A Secretaria de Comunicação não respondeu até o presente momento este assunto por decisão própria. Não compete a este veículo obrigar posicionamentos e sim garantir o direito de resposta aos citados.

Ficou muito claro que não houve interesse em se manifestar especificamente ao Portal, pois, na segunda-feira, 26 de abril, logo cedo, o secretário de Saúde, se encontrava dando entrevista, ao vivo, para emissora de televisão justificando os fatos. Na terça-feira, dia 27 de abril, o mesmo secretário voltou a falar publicamente sobre o assunto diante dos vereadores da Câmara de Camaragibe. Portanto, é inverídica a alegação de que o Portal não procurou a gestão para se manifestar sobre o ocorrido.

A respeito de uma possível alegação de que há outros meios de contato ou que não chegou a receber o e-mail, ressaltamos que o e-mail se encontra funcionando, pois, às 14h20, da segunda-feira, 26 de abril, um novo pedido de resposta foi solicitado ao [email protected], desta vez sobre a falta de vagas no cemitério municipal e foi respondido, às 15h36, da mesma segunda-feira, 26 de abril, com envio de um vídeo em que aparece a senhora Eryka Luna, Secretária de Infraestrutura, falando a respeito do ocorrido e apresentando justificativas.

Ou seja, a Secom escolheu o que queria responder entre as demandas enviadas pelo Portal num intervalo de sábado, 24, e segunda-feira, 26 de abril.

Vídeo, Vídeo: Secretário de Saúde de Camaragibe diz que sistema do Governo Federal é instável e questiona veracidade de informações
Comprovante de envio de resposta sobre outra demanda em 26.04.2021.

Um pouco mais de uma hora depois do envio de e-mail com solicitação de informações sobre determinado assunto, recebemos a resposta como mostra os comprovantes.

Vídeo, Vídeo: Secretário de Saúde de Camaragibe diz que sistema do Governo Federal é instável e questiona veracidade de informações
Comprovante de resposta sobre outra demanda em 26.04.2021. Imagem: Reprodução

Editoria

Portanto, o Portal de Prefeitura, site de comunicação digital, comprometido com a informação e garantindo aos interessados espaço igual para posicionamento, cumpriu e cumpre seu dever de informar, baseado em fatos e com evidências que sustentam os valores de notícia. Caberia apenas por parte da gestão ou Secom do Município, não se manifestar, casso assim preferisse, pois é um direito que lhe cabe, mas, jamais afirmar por meio de uma autoridade como secretário de Saúde, em sessão oficial da Câmara de Vereadores do Município, transmitida por canais de redes sociais, que este veículo não o procurou para se posicionar.

O espaço continua garantido para que todas as gestões coloquem as suas versões, caso desejem, sobre os fatos que venham a ser noticiados. É assim que nós trabalhamos e prezamos para que essa garantia de qualidade e relacionamento com os colegas de comunicação permaneça. Estreitar e manter sempre uma harmonia, divulgando as ações dos gestores, é uma das bases que gerou o surgimento deste site.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal