Derespeito

Vereador petista abre caixão para "provar" que homem não morreu por Covid-19

O vereador da cidade de Santa Bárbara do Leste, Minas Gerais, Willian Faria (PT), usou um facão para abrir um caixão lacrado de um homem de 92 anos, morto com sintomas de Covid-19. A ação foi filmada e publicada nas redes sociais no domingo, 25 de abril.

O parlamentar alega que o idoso não morreu por Covid-19, mas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).  O lacre teria revoltado Willian, que questionou o procedimento adotado pela prefeitura de Santa Bárbara do Leste, e que o homem merecia um enterro digno, e não sepultado em plástico.

O vídeo viralizou e chamou atenção da Polícia Civil, que agora investiga o vereador por crime de Infração de Medida Sanitária Preventiva (Art. 268 do Código Penal).

Confira o vídeo:

De acordo com informações, o corpo é de José Vieira do Carmo. O Hospital Irmã Deise informou que de fato, o homem morreu por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mas chegou a apresentar sintomas de Covid-19.

Um teste rápido foi feito e deu resultado negativo. Um segundo teste foi realizado, mas o resultado ainda não saiu. Por conta da suspeita, o corpo não foi liberado para o velório.

A prefeitura de Santa Bárbara do Leste por nota lamentou o ocorrido e afirmou que o vereador agiu por conta própria

Leia mais:
>>> Com Omar Aziz na presidência e Renan na relatoria, CPI da Pandemia é instalada

Resposta do PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu afastar o vereador Willian Faria após a repercussão nas redes sociais. Em nota a legenda afirmou que a atitude do parlamentar representa”representa uma ação violenta e desnecessária, além de ser uma grave ameaça à segurança sanitária”.

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) se manifestou nas redes socias contra o colega de partido, afimando que ele é um “criminoso” e “sem vergonha”.

Willian Faria se defendeu afirmando que faria tudo de novo, criticou a possibilidade de da abertura de uma CPI para investigar o caso, e disse que foi eleito pelo povo para exercer essa função.