Pedido

Associação de Policiais do Brasil solicita voto impresso auditável nas eleições de 2022

Em Pernambuco, o voto impresso auditável é defendido pelo presidente da Ordem dos Policiais do Brasil (OPB) Frederico França, atual presidente estadual do PSL.

O presidente da OPB informou que mais 200 mil apoiadores cadastrados em todo Brasil apoiam a ideia para as eleições 2022.

“O projeto já conta com quase 200 mil apoiadores cadastrados em todo o país em menos de cinco dias de formulário aberto”, conta França.

No Congresso Nacional o assunto está sendo levantado novamente com maior força pela deputada Federal Bia Kicis, do PSL. Já que a parlamentar é autora de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19. O texto já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e agora deve ser discutido em uma comissão especial.

Ver mais:

>> Bolsonaro: “Se a gente não tiver voto impresso, pode esquecer eleição de 2022”

>> Bolsonaro diz que Brasil vai ter “problema pior que EUA” se não tiver voto impresso em 2022

>> Apoiadores de Bolsonaro voltam a protestar pela volta do voto impresso

A PEC 135/19 exige a impressão de cédulas em papel na votação e na apuração de eleições, plebiscitos e referendos no Brasil.

Pelo texto, essas cédulas poderão ser conferidas pelo eleitor e deverão ser depositadas em urnas indevassáveis de forma automática e sem contato manual, para fins de auditoria.

TSE já disse que era desperdício e retrocesso. Há pouco, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, anunciou a realização de licitação que será realizada para compra de até 176 novas urnas eletrônicas, mas os contrários voltam à insistir nas discussões quanto ao voto impresso.