Implementação

Prefeitura do Cabo lança Cartão Programa para gestão de trânsito e segurança

O objetivo é dar maior fluidez no trânsito, melhorar a presença ostensiva dos agentes de segurança do município e ainda gerar economia no custo mensal de combustíveis das viaturas.

A prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por intermédio da Secretaria Municipal de Defesa (SMDS), deu início ao chamado Cartão Programa, que tem o objetivo de dar maior fluidez no trânsito, melhorar a presença ostensiva dos agentes de segurança do município e ainda gerar economia no custo mensal de combustíveis das viaturas.

Na prática, o Cartão Programa faz o gerenciamento das viaturas da SMDS, planejando o local e a hora onde elas devem estar presentes diariamente. No sistema anterior, os veículos ficavam circulando pela cidade, o que gerava demora no atendimento de ocorrências.

Agora, as viaturas vão estar presentes nos corredores de trânsito nas horas de maior movimento. Por exemplo, durante o início da manhã haverá veículos nas principais vias que dão acesso às escolas, a partir das 9h, há um deslocamento para os corredores dos bancos e comércio, e assim por diante. A estratégia vai diminuir o tempo de resolução de ocorrências.

“Essa é mais uma conquista importante, pois vai possibilitar mais segurança aos pedestres e motoristas, transformando a nossa cidade em um lugar melhor de se viver”, afirmou o prefeito Keko do Armazém.

Leia mais:
>>> Prefeitura do Cabo lança campanha para arrecadação de cestas básicas

A ação é pioneira no Estado e reforça a segurança pública no trânsito, integrando a forma de trabalho dos guardas municipais com a sociedade civil. Todas as áreas do município serão cobertas pelo novo planejamento do Cartão Programa, Centro, praias e engenhos terão presença ostensiva das viaturas da SMDS.

Atualmente, o Cabo de Santo Agostinho possui sete viaturas de segurança e quatro motocicletas, todas adesivadas e numeradas para facilitar a identificação por parte da população.

O projeto integrou a pauta de Keko junto ao secretário da SMDS, Pablo de Carvalho, e ao gerente de trânsito, Silvio José.

“De maneira planejada, as viaturas e os profissionais estarão no momento e no horário certo. Melhorando o trânsito nos horários de pico e oferecendo ao povo cabense um serviço de trânsito cada vez mais profissional”, afirmou Pablo.

Silvio José explica como o novo planejamento do Cartão Programa vai melhorar a eficiência da prefeitura na gestão de trânsito e segurança da cidade.

“Costumo dizer que as viaturas eram Rio-Bahia, não tinham horário e nem lugar para atuar, ficando soltas no trânsito e quando acontecia uma ocorrência demoravam em torno de 1h a 1h30 para chegar ao local. A sociedade não conseguia enxergar a presença dos agentes. Propondo uma mudança e melhor atuação da nossa equipe, planejamos uma capacitação diária antes do horário de experiência, fizemos um esquema que vai desde o horário das aulas até fechamento do corredor bancário, de maneira que cada viatura esteja no momento certo e na hora certa. O benefício é para toda sociedade civil e conseguimos gerar também economia para o município”, afirmou Silvio.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal