Reforma

Renildo Calheiros e Dom Fernando Saburido visitam obras de recuperação do Seminário de Olinda

O deputado federal tem ajudado através de emendas parlamentares e conversou com o arcebispo sobre a busca de captação de recursos da União para dar continuidade ao trabalho.

Olinda ajudou a escrever boa parte da história do Brasil. A ideia de República e a primeira escola de Direito tiveram como cenário o Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Graça, localizado no Alto da Sé. Nesta sexta-feira (23), o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, visitou o prédio histórico para ver de perto o andamento de sua reforma.

O bispo discutiu com a equipe técnica e diretores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) os detalhes da obra.

Também o deputado federal Renildo Calheiros, que tem ajudado através de emendas parlamentares, participou do encontro no Seminário, para conversar com o arcebispo sobre a captação de recursos da União para dar continuidade ao trabalho.

“Estamos ansiosos para rever o Seminário de Olinda em plena atividade, recebendo com alegria nossos seminaristas em sua formação para os ministérios diaconal e presbiteral”, comentou o arcebispo.

Renildo Calheiros e Dom Fernando Saburido visitam obras de recuperação do Seminário de Olinda
Renildo Calheiros e Dom Fernando Saburido visitam obras de recuperação do Seminário de Olinda/ Foto: Divulgação

Atualmente, os cerca de 80 seminaristas da Arquidiocese fazem sua formação inicial no Seminário Propedêutico, em Igarassu, e a formação final, que deveria ser feita no prédio histórico de Olinda, está sendo realizada provisoriamente no prédio do Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, na Várzea, em Recife, até o Seminário de Olinda ser reaberto.

“Nós somos muito gratos a todos que têm colaborado para que esta obra realmente caminhe. Aproveito para fazer um apelo aos empresários e às pessoas, que têm possibilidade de nos ajudar através da Lei Rouanet, que o faça, pois será uma contribuição para a cultura e também para a Igreja”, completou.

Ver mais:

>> Dom Fernando orienta que católicos sigam determinação de novo lockdown em Pernambuco

>> Dom Fernando celebra Domingo de Ramos em Catedral vazia e cancela ritos da Semana Santa que terá restrições

>> Dom Fernando recebe primeira dose da vacina contra a Covid-19

O deputado Renildo Calheiros, que já foi prefeito de Olinda duas vezes, nutre grande amor pela cidade e sua história. Em atendimento à solicitação da Arquidiocese de Olinda e Recife, em 2020, o deputado destinou emenda do Orçamento Geral da União ao IPHAN, com a finalidade de restauro e conservação do Seminário de Olinda, no valor de cerca de um milhão e meio de reais. Para o orçamento de 2021, o deputado destinou mais uma emenda de 350 mil reais para a complementação da restauração do Seminário.

“O Seminário de Olinda é um dos monumentos mais importantes do Brasil. Nosso arcebispo lidera uma verdadeira campanha para sua restauração e eu, humildemente, me integro a esse projeto, buscando recursos no orçamento da União para contribuir para a restauração desse patrimônio histórico muito importante para Olinda e para o Brasil.

Renildo Calheiros e Dom Fernando Saburido visitam obras de recuperação do Seminário de Olinda
Renildo Calheiros e Dom Fernando Saburido visitam obras de recuperação do Seminário de Olinda/ Foto: Divulgação

A empresa PS Engenharia, responsável pelas obras, está trabalhando duro para requalificar o Seminário de Olinda. O diretor Alcio Pereira informou que, há três anos, a restauração começou com intervenções emergenciais na estrutura de madeira da cobertura e forro da Capela Nossa Senhora da Graça e da bedelagem.

“Depois fizemos intervenções na área de conservação e pintura das fachadas e das áreas internas”, disse, “e agora estamos com um contrato com o Iphan para readequação das baterias dos banheiros, a restauração dos dois altares laterais da igreja e das cantarias, e também de reforço do muro de contenção da fachada que dá para a rua”.

Renildo Calheiros e Dom Fernando Saburido visitam obras de recuperação do Seminário de Olinda
Renildo Calheiros e Dom Fernando Saburido visitam obras de recuperação do Seminário de Olinda/ Foto: Divulgação

Para Cláudia Rodrigues, coordenadora da equipe técnica do Iphan em Pernambuco, o mais importante é a questão da infraestrutura.

“Além da restauração dos altares que o Iphan está fazendo, considero primordial a parte de banheiros e cozinha, que vai favorecer o dia a dia dos seminaristas que virão morar aqui e oferecer uma boa estrutura para os pequenos eventos de casamento e batizados, recebendo bem as pessoas”, disse Cláudia.

Ainda segundo a coordenadora, tudo estava muito antigo, fora de norma, com vazamentos que causam também problemas na estrutura do prédio, por isso as intervenções deixarão o Seminário requalificado, seguro e agradável.

Com a finalização de banheiros e cozinha, será a hora de a empresa se dedicar à parte elétrica, à rede de incêndio, para-raios e iluminação interna e externa. Daí para frente, o Seminário de Olinda vai se encher de vida com a chegada dos seminaristas.

Da redação do Portal com informações da Pascom AOR

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal