Atuação

João Campos participa do lançamento da campanha 'Mudar o Jogo - Agenda 2030

O prefeito João Campos participou na sexta-feira, 23 de abril, de forma virtual, do lançamento da campanha ‘Mudar o Jogo – Agenda 2030 para vencer a covid 19’, que visa fortalecer o combate à pandemia através da disseminação de informações via mídias sociais para o cumprimento e implantação da Agenda 2030, conjunto de medidas pactuadas por líderes mundiais em 2015 para cumprimento até 2030.

Em sua apresentação, o gestor municipal, que também é vice-presidente para Mudanças Climáticas da Frente Nacional de Prefeitos, lembrou que a capital pernambucana conta com o Plano Recife 500 anos, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), e também apresentou ações da Prefeitura alinhadas a esses objetivos tais como o Parque Capibaribe, Conecta Recife, o Cred Pop Recife e outras.

“Quando a gente fala dos ODS e da Agenda 2030, a gente tem um conjunto de ações com o objetivo de enfrentar a desigualdade e para que a gente possa preservar o meio ambiente e construir soluções econômicas que enfrentem esses desafios. Então como a gente pode traduzir isso na agenda do dia a dia? O Recife construiu o Plano Recife 500 anos, em 2037 a nossa cidade completa 500 anos de idade, e esse plano foi conduzido pela Prefeitura com ampla participação social, ele tem como pilar da sua construção os ODS. Esse plano busca preparar o Recife para o futuro, gerando oportunidade para as pessoas”, explicou João Campos na ocasião.

João Campos
João Campos participa do lançamento da campanha Mudar o jogo – Agenda 2030 para vencer a covid-19

“A gente também insere na nossa rotina ações que dialogam com os ODS como é o caso do Conecta Recife que é a nossa plataforma de transformação digital da cidade, onde conseguimos fazer um processo de vacinação 100% digital. Então o Recife foi a primeira capital do Brasil a poder fazer o agendamento da vacinação, com dia, local e horário definidos, evitando aglomeração, fila e transtornos para o cidadão”, pontuou ele.

O prefeito do Recife falou também sobre o sucesso do Crédito Popular do Recife, o Cred POP Recife, que foi lançado no dia 30 de março e obteve a marca de efetivar 1.080 inscrições do pré-cadastro em apenas três horas.

Com o programa, os micro e pequenos empreendedores da capital pernambucana podem ter acesso a linhas de crédito de até R$ 3 mil. Mulheres, jovens, negros e pessoas com deficiência são prioridades do Cred POP Recife e a meta da Prefeitura é realizar uma média de 10 mil operações de crédito por ano, totalizando 40 mil ao longo dos próximos quatro anos.

O projeto do Parque Capibaribe também foi mencionado pelo gestor municipal. Trata-se de um sistema de parques integrados no Recife que se estenderá por 30 km do percurso do Rio Capibaribe.

Consiste na renaturalização das margens do rio e na implantação de um sistema de mobilidade com passeios e ciclovias, além de revelar paisagens locais com áreas de estar, passarelas e píeres para pequenas embarcações.

Todo o projeto beneficiará mais de 500 mil pessoas e 44 bairros. Já foram implantados o Jardim do Baobá, nas Graças, e a Praça Otávio de Freitas, no Derby. No último dia 12 de março, foi iniciada a construção do coração do Parque Capibaribe – o Parque das Graças.

A campanha lançada nesta sexta é uma iniciativa do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, em parceria com a Frente Parlamentar Mista de Apoio aos ODS e Rede ODS Brasil, com financiamento pela União Europeia. Seu principal objetivo é propagar cada vez mais o assunto para que a população conheça mais a temática e possa acompanhar e cobrar mais de perto seus líderes no cumprimento a esses desafios.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) preveem 17 objetivos e 169 metas globais e, como pilares básicos, os ODS preveem a erradicação da pobreza extrema, o combate às desigualdades e injustiças sociais e a contenção de mudanças climáticas.

João Campos
João Campos participa do lançamento da campanha Mudar o jogo – Agenda 2030 para vencer a covid-19. Foto: Rodolfo Loepert/PCR

Leia mais:
>>> João Campos anuncia contratação de mais 60 médicos para enfrentamento da Pandemia no Recife

Em plena pandemia, o cumprimento da agenda se torna ainda mais urgente para amparar a população mais vulnerável. Em um contexto de crise sanitária sem precedentes, fortalecer os direitos humanos, sociais e econômicos, dentre outros, pode contribuir para a mitigação dos efeitos da crise como o desemprego, a fome e a miséria.

Após a apresentação da campanha, feita pela representante do Grupo de Trabalho (GT) da Agenda 2030 / Gestos, Alessandra Nilo, ao lado do presidente da Frente Parlamentar Mista em apoio aos ODS, deputado Nilto Tatto (PT-SP) e do embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ibañez, o prefeito João Campos foi o responsável por abrir a rodada de debate da Agenda 2030.

Após a intervenção do prefeito,  houve falas também do deputado distrital Leandro Grass (REDE), da deputada Federal Erika Kokay (PT), da diretora do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) no Brasil – Cláudia Velasquez, do representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil – Astrid Bant e do diretor Adjunto da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) – Jarbas Barbosa.

Dentro dos principais 17 ODS da agenda 2030, Recife já se destaca na implantação de diversas ações e políticas determinantes para o bem estar da população para o combate à fome, pobreza, o fomento à economia, a promoção de saúde, a educação inclusiva e a promoção de igualdade de gênero.

Entre eles se destacam programas e políticas como ofertas de cursos profissionalizantes, Auxílio Municipal Emergencial (AME), Mãe Coruja, Academia das Cidades e Escola do Futuro, além das ações e projetos apresentadas por João Campos na ocasião.

Mudar o Jogo

Agenda 2030 para vencer a covid-19 – O objetivo é que cada influenciador/a possa, através dos seus canais nas redes sociais, estimular uma grande corrente do bem e ampliar o conhecimento da população sobre o tema, além de fomentar, junto às gestões municipais, a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para enfrentar a pandemia e suas consequências, assim como corrigir problemas socioeconômicos que facilitam seu agravamento no Brasil.

A ideia é que as postagens sejam feitas pelas redes sociais preferidas de cada pessoa: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife