Conquista

Gravatá vai inaugurar 10 novos leitos de UTI na próxima segunda (26); no total serão 18 leitos, sendo oito de retaguarda

A Prefeitura de Gravatá oficializa o recebimento dos primeiros leitos de UTI do Hospital Municipal Dr. Paulo da Veiga Pessoa, que será entregue à população, visando oferecer um serviço, totalmente humanizado, na próxima segunda-feira, 26 de abril, às 11h30.

Serão 10 leitos de UTI e oito de retaguarda, totalizando 18, onde nesse período pandêmico, serão destinados exclusivamente para pacientes vítimas da Covid-19. Com o fim da pandemia, os leitos permanecerão e a cidade continuará contando com os serviços de terapia intensiva.

A iniciativa demonstra o avanço que a saúde do município deu em pouco mais de 100 dias da gestão do prefeito Padre Joselito (PSB).

Neste sábado, 24 de abril, o prefeito de Gravatá, padre Joselito Gomes (PSB) e o secretário municipal de Saúde, José Edson, receberam o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, que esteve no local para realizar uma visita técnica.

Leia também:
>>> Prefeito Padre Joselito entrega nova sede da Secretaria de Saúde de Gravatá
>>> Secretaria de Saúde de Gravatá abre Processo Licitatório para conclusão da UPA do município

Gravatá
Secretário de Saúde Pernambuco, André Longo. Foto: Anderson Souza (SECOM)

O representante do Governo do Estado ficou satisfeito com a estrutura montada que irá atender pacientes de Gravatá e região.

“Queria parabenizar o prefeito, Padre Joselito, o nosso secretário de Saúde, José Edson, esse é um compromisso do governador Paulo Câmara, que está expandindo a sua rede de assistência de UTIs para o interior do estado. Esta é uma das maiores expansões em leitos de UTI, estamos qualificando a assistência COVID -19. Essa é uma iniciativa ousada, por isso quero agradecer o empenho da Prefeitura de Gravatá, são 10 leitos de UTI que a cidade nunca teve e isso vai fazer com que a gente possa qualificar muito a assistência e salvar vidas. Essa é a nossa maior meta, principalmente por causa da pandemia. Pernambuco tem dado exemplo de que, seguindo a ciência, fazendo os investimentos de forma adequada na expansão da rede, a gente pode sim fazer uma saúde diferenciada”. 

André Longo ainda completou que “desde o primeiro momento que conheci o Padre Joselito, ficou latente o compromisso em investir no serviço público, na saúde pública e essa é uma prova disso que estamos vendo aqui hoje e tem mais ainda; temos a UPA que será inaugurada, fazemos questão de estar aqui presente, junto com o governador Paulo Câmara também, para que a gente consiga ver essas melhorias na saúde pública, que é um compromisso que estamos vendo da prefeitura daqui também. Padre Joselito, com o apoio do governo do estado, que certamente não faltará a Gravatá em todas as iniciativas no sentido de melhorar a sua saúde pública”.

O secretário de Saúde de Gravatá, José Edson, explicou a dinâmica de manutenção da UTI de Gravatá. 

“Essa divisão da manutenção é uma parte do Governo Federal, uma parte do Governo do Estado e outra parte do município, então teremos três entes contribuindo para que essa UTI se mantenha e continue.  A montagem de toda infraestrutura, elétrica, ar-condicionado, informática, oxigênio, ar comprimido, vácuo, isso tudo fica a cargo do município, além de adequar a pintura e o espaço. Já o estado entrou com a compra dos equipamentos que compõem a UTI, são equipamentos de última geração, vindos do Governo Federal, além da manutenção que destina o valor de R$1600, por paciente, por dia, o estado entra com R$400 e o município faz a complementação com o pagamento dos profissionais que vão atuar na UTI, como enfermeiros, técnicos, médicos”, esclareceu.

Gravatá
Secretário de Saúde de Gravatá, José Edson. Foto: Anderson Souza (SECOM)

O prefeito de Gravatá, padre Joselito Gomes, falou do trabalho por uma solicitação dos moradores da cidade.

“Quando iniciamos a gestão, corremos atrás do pedido número um da população: uma saúde de qualidade. Hoje, aqui no hospital, estamos fazendo uma visita técnica com a presença do secretário estadual de Saúde, André Longo, o secretário de Saúde do município, José Edson, Dr. Gil brasileiro, e todos os profissionais da saúde que estão envolvidos com a implantação dos 10 leitos de UTI. Esta é uma parceria do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Saúde, com o município de Gravatá. O governador Paulo Câmara, quando estive com ele, e posso dizer que ele foi sensível à nossa situação, não ficou indiferente e através da secretaria estão correspondendo com aquilo que a população apontou como sendo uma necessidade urgente. É assim que queremos trabalhar sempre, em sintonia com as necessidades das pessoas, porque nosso compromisso é com as pessoas”, reforçou o prefeito de Gravatá.

Prefeito de Gravatá, padre Joselito Gomes
Prefeito de Gravatá, padre Joselito Gomes. Foto: Anderson Souza (SECOM)

O compromisso com as pessoas está visível nos quatro cantos de Gravatá. A saúde foi um dos grandes pedidos dos moradores e ele está sendo atendido com um investimento de grande impacto no serviço público de Gravatá.

Sala de UTI do Hospital Municipal de Gravatá
Sala de UTI do Hospital Municipal de Gravatá. Anderson Souza (SECOM)

Leitos de UTI em Gravatá

Localizada no agreste pernambucano, Gravatá tem 128 anos de emancipação e, pela primeira vez, irá contar com leitos de UTI. A ação é realizada em parceria com o Governo do Estado e o serviço será regulado pela Central de Leitos.

Setor de UTI do Hospital Municipal de Gravatá
Setor de UTI do Hospital Municipal de Gravatá. Foto: Anderson Souza (SECOM).

O setor de UTI vai receber o nome Ana Delvair do Nascimento, uma homenagem da gestão municipal à técnica de enfermagem do município, falecida no ano passado, vítima da Covid-19.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Gravatá