Assistência

Garanhuns cria conselho municipal para defeder direitos da pessoa com deficiência

O Comud tem como finalidade acompanhar a implantação e implementação da Política Pública Municipal de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência e promover a defesa dos direitos destes indivíduos.

Em Garanhuns, foi criado o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud), que é ligado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH).

O Comud tem como finalidade acompanhar a implantação e implementação da Política Pública Municipal de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência e promover a defesa dos direitos destes indivíduos.

Os Conselhos municipais são importantes ferramentas no processo de criação das políticas públicas do país. Compostos por representantes da sociedade civil e do poder público, o órgão visa aproximar a população para a criação de leis, ações de melhorias para a cidade e nas decisões do Poder Executivo.

“O conselho pauta suas ações em defesa da inclusão social e no enfrentamento a qualquer forma de discriminação. É importante destacar que o órgão também recebe denúncias de violência, exploração financeira, negligência e violação de direitos”, pontua a coordenadora da Casa dos Conselhos, Rita de Cássia, que há 10 anos atua na luta pela pessoa com deficiência.

Garanhuns
Garanhuns cria conselho municipal para defeder direitos da pessoa com deficiência. Arte: Lucas Monteiro

O Conselho foi instituído pela Lei Municipal nº 3.740/2010, sendo uma instância superior de deliberação, de natureza permanente e de composição tripartite para o controle social. É dirigido por coordenação colegiada composta pelo advogado Jarbas Trindade, o representante da pessoa com deficiência Luiz de Barros e o servidor da SASDH Mauruzan Dionízio.

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Casa dos Conselhos – rua Ernesto Dourado, 890, Heliópolis. Telefone para informações e denúncias: (87) 3762-7082.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Garanhuns

Leia mais:
>>> Garanhuns amplia vacinação contra Covid-19 para pessoas de 60 a 64 anos

Ensino de Libras

No dia 19 de abril, a secretária de Educação Wilza Vitorino recebeu em seu gabinete o professor de ensino de Libras Felipe Pires, contratado recentemente por meio da Seleção Simplificada para Professor I e II no final de março deste ano. Por meio da convocação dele, surgiu a oportunidade de atender às crianças surdas da rede, com mais essa modalidade de ensino.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal