Saúde

Em Olinda, quase 100% dos idosos foram vacinados contra a Covid-19 ou estão com a vacina já agendada

A Prefeitura de Olinda já vacinou ou agendou vacinação contra a Covid-19 de 96% dos idosos com idade entre 60 e 64 anos. Esse número diz respeito a 13.764 pessoas. E essa é a faixa etária contemplada pela última remessa de vacinas enviada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira, 16/04. Já em relação aos idosos com mais de 65 anos, a vacinação atingiu, praticamente, 100% das pessoas, levando-se em consideração os dados do IBGE para essa faixa etária.

“A adesão à vacina contra a Covid-19 em Olinda está muito boa. Esse é o melhor caminho para vencermos a Pandemia”, declarou Luciana Lopes, Secretária de Saúde do Município de Olinda.

Olinda aguarda agora que o Ministério da Saúde envie uma nova remessa de imunizantes para que mais olindenses sejam vacinados.

Em consequência da quantidade de vacinas aplicadas e agendadas, o estoque do imunizante contra a Covid-19, na cidade de Olinda, está todo reservado. As vacinas existentes, hoje, em estoque, já foram agendadas ou serão destinadas para o restante (4%) dos idosos entre 60 a 64 que ainda não agendou a vacinação ou estão, obrigatoriamente, reservadas para aplicação da segunda dose.

“Estamos preparados para vacinar a nossa população. Olinda abriu 11 pontos de vacinação, contratou mais de 100 profissionais e reservou dinheiro para comprar novas doses de vacina. É com a vacina que conseguiremos vencer essa grande crise sanitária, social e econômica”, destaca Professor Lupércio, prefeito da cidade.

Vacinação

Os idosos com idade a partir dos 60 anos, residentes em Olinda, precisam ficar atentos. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na sexta-feira (16) o agendamento da vacinação contra a Covid-19 para as pessoas, em geral, nessa faixa etária, além de trabalhadores da saúde. O procedimento é realizado através do site da Prefeitura (www.olinda.pe.gov.br).

A coordenação do Programa Nacional de Imunização na cidade está disponibilizando dez pontos de atendimento, sendo dois no Shopping Patteo (Drive Thru e Piso L2), onde o primeiro funciona com horário estendido, das 9h às 20h, e o segundo, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Na vila Olímpica de Rio Doce, o período também é estendido, com funcionamento das 9h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Olinda