Estrutura

Governo de Pernambuco entrega 133 ônibus escolares para 80 municípios; veja a lista completa

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, realiza a entrega de 133 ônibus escolares em parceria com a bancada de Pernambuco na Câmara Federal. A ação faz parte do Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e beneficiará 80 municípios (lista completa no fim da matéria). Nesta quarta-feira (14) foi finalizado o 1º lote de entregas, contabilizando 29 unidades.

Parte interna dos veículos. Foto: Divulgação

Os veículos foram adquiridos através de emenda parlamentar da Bancada Federal de Pernambuco e com uma contrapartida do Governo do Estado, que representa menos de 1% do valor total do contrato, que é de R$ 28.462.000 (Vinte e oito milhões, quatrocentos e sessenta e dois mil reais). O objetivo é levar transporte escolar para as áreas rurais e urbanas, e dessa forma facilitar o acesso das crianças às escolas.

“Este é um momento muito importante, pois a entrega destes ônibus escolares irá beneficiar milhares de estudantes do nosso Estado em um momento tão desafiador que é a pandemia da Covid-19. Fortalecer o transporte é importante, pois é uma forma de garantir a presença dos estudantes neste momento de retorno às salas de aula. Tenho certeza que esses novos ônibus irão levar e trazer nossos estudantes com segurança e só tenho a agradecer por todo este apoio que Pernambuco está recebendo”, agradeceu Marcelo Barros, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco.

Cada ônibus tem capacidade para 45 lugares contando com o do motorista, e é equipado com dispositivo para transposição de fronteira e poltrona móvel (DPM) para embarque e desembarque de estudante com deficiência ou mobilidade reduzida.

O administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, ressaltou que grande parte dos estudantes depende do transporte escolar para assistir aula, tanto na escola Arquipélago quanto na creche Bem-Me-Quer e que o reforço na frota escolar com o novo veículo será de muita importância para a eficiência nos deslocamentos dos estudantes.

“Estamos recebendo um ônibus moderno e seguro para circular pelas comunidades levando e trazendo as crianças de casa para a escola e da escola para casa. Uma contribuição importante para a educação na Ilha”, explicou.

Na tarde da quarta-feira (14), representantes de três municípios receberam os veículos: Chã Grande, Correntes e Altinho.

“Nossa frota é composta por 30 ônibus e todo o transporte escolar é executado pelo município, sem terceirização. Esta doação chega em ótima hora, com a iminência do retorno às aulas. São cinco mil alunos que dependem desse transporte e ele vem complementar o serviço que já realizamos”, contou Diogo Alexandre, prefeito de Chã Grande.

Leia também:
>>>Governo de Pernambuco abre licitação para requalificação da PE-15

“A aquisição de mais um equipamento para a frota escolar é de fundamental importância para Altinho, que hoje conta com 10 ônibus fazendo o transporte dos estudantes. Tanto pela segurança e comodidade, como pela otimização do serviço, receber este veículo nos traz uma tranquilidade saber que nossos estudantes tem um equipamento novo e de qualidade. A palavra hoje é de agradecimento”, falou Orlando José, prefeito de Altinho, no Agreste do Estado.

Hugo César, prefeito de Correntes, comentou que a aquisição vai fortalecer a política educacional. “É um equipamento que, com certeza, vai trazer melhorias para o município”, pontuou.

Municípios beneficiados – Afrânio, Agrestina, Água Preta, Águas Belas, Aliança, Altinho, Angelim, Araçoiaba, Arcoverde, Belo Jardim, Bezerros, Bodocó, Bom Conselho, Bonito, Buenos Aires, Cabo De Santo Agostinho, Cachoeirinha, Camaragibe, Cambucá, Camocim De São Félix, Capoeiras, Caruaru, Catende, Chã Grande, Correntes, Cortês, Cumaru, Cupira, Fernando De Noronha, Floresta, Gameleira, Garanhuns, Goiana, Gravatá, Iati, Ibimirim, Igarassu, Iguaraci, Itacuruba, Itaíba, Itapetim, Jaqueira, João Alfredo, Jucati, Jupi, Lagoa De Itaenga, Lagoa Do Ouro, Lagoa Grande, Limoeiro, Macaparana, Manari, Maraial, Nazaré Da Mata, Orobó, Parnamirim, Passira, Paudalho, Petrolândia, Petrolina, Poção, Rio Formoso, Saloá, Sanharó, Santa Cruz Do Capibaribe, São Bento Do Una, São Joaquim Do Monte, São José Da Coroa Grande, São José Do Egito, São Vicente Férrer, Sertânia, Sirinhaém, Tabira, Tacaimbó, Taquaritinga Do Norte, Timbaúba, Toritama, Trindade, Tupanatinga e Vicência.

Confira abaixo a lista de parlamentares que compõem a bancada pernambucana na Câmara Federal:

Adalberto Cavalcante
André De Paula
Armando Monteiro
Augusto Coutinho
Betinho Gomes
Bruno Araujo
Daniel Coelho
Danilo Cabral
Eduardo Da Fonte
Felipe Carreras
Fernando Coelho Filho
Gonzaga Patriota
Humberto Costa
Jarbas Vasconcelos
João Fernando Coutinho
Jorge Corte Real
Kaio Maniçoba
Marinaldo Rosendo
Mendonça Filho
Pastor Eurico
Renildo Calheiros
Ricardo Teobaldo
Sebastião Oliveira
Silvio Costa Filho
Tadeu Alencar
Wolney Queiroz
Zeca Cavalcanti

Da redação do Portal com informações da Secretaria de Educação, do Governo de Pernambuco