Resultados

Mulheres vacinadas produzem leite materno com anticorpos para covid, apontam estudos

Nas amostras de leite materno foram encontrados anticorpos IgA e IgG, específicos para o novo coronavírus, seis semanas após a vacinação.

Mulheres vacinadas produzem leite materno com anticorpos para a covid-19. É o que aponta estudo israelense publicado esta semana no periódico científico americano Jama. Os anticorpos no leite materno sugerem potencial efeito protetor contra a infecção em bebês, mas ainda são necessários mais estudos.mulheres, Mulheres vacinadas produzem leite materno com anticorpos para covid, apontam estudosmulheres, Mulheres vacinadas produzem leite materno com anticorpos para covid, apontam estudos

A pesquisa acompanhou um grupo de 84 mulheres em Israel; todas haviam recebido duas doses da vacina Pfizer Biontech com 21 dias de intervalo. Nas amostras de leite materno foram encontrados anticorpos IgA e IgG, específicos para o novo coronavírus, seis semanas após a vacinação.

O presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, Luciano Borges Santiago, explica que bebês ficam protegidos contra muitas doenças através de anticorpos presentes no leite materno, como indica a pesquisa.

Ver mais:

>> Pernambuco ultrapassa a marca de um milhão de vacinados com a 1ª dose

A Sociedade Brasileira de Pediatria elaborou documento científico no qual recomenda que mulheres que amamentam devem ser vacinadas.  Além disso, o pediatra Luciano Borges Santiago destaca que a orientação para mães com testes positivos para o novo coronavírus é a de amamentar, com a possibilidade transmissão de anticorpos para a doença.

O especialista reforça que não é recomendado o aleitamento cruzado, ou seja, uma mãe que tenha tomada vacina contra covid-19 não deve amamentar bebês de outras mulheres com a intenção de prevenir o novo coronavírus.

A Sociedade Brasileira de Pediatria explica que cada mulher deve amamentar seu próprio bebê ou doar o leite para um banco de leite, onde ele é pasteurizado e distribuído para os bebês que necessitam de fato.

Da redação do Portal com informações da Agência Brasil

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal