Comunicado

Cabo: Secretarias da cidade estão em alerta para conter transtornos causados pelas chuvas

Nos três primeiros meses do ano já foram implantadas e distribuídas mais de 20.600 m2 de lonas. Só em abril, foram colocados 3.320 metros quadrados.

No Cabo de Santo Agostinho todas as secretarias estão em alerta para evitar maiores transtornos causados pelo período de fortes chuvas. A Secretaria Municipal de Coordenação Regional e a Defesa Civil Civil, por exemplo, monitoram todas as 85 áreas de risco de desabamento de acordo com o grau de probabilidade de desmoronamento, com ações que vão desde a colocação de lonas plásticas, cortes e podas de árvores e repasse de informações às comunidades.

Nos três primeiros meses do ano já foram implantadas e distribuídas mais de 20.600 m2 de lonas. Só em abril, foram colocados 3.320 metros quadrados. As chuvas da quinta-feira, 15 de abril, foram fortes e, por causa delas, a Defesa Civil recebeu, até a tarde, 17 ocorrências de barreiras e seis de quedas de árvores.

Pirapama e Charneca são exemplos de localidades que já receberam a instalação de lonas plásticas, que minimizam o risco de deslizamentos de terra em períodos chuvosos.

Em outra frente, a Secretaria Executiva de Limpeza Pública já realizou a limpeza e desobstrução de mais de 120 quilômetros de canais e canaletas da cidade até este mês de abril. Em Pontezinha foram limpados 20 quilômetros, em Ponte dos Carvalhos, 30 quilômetros, no Centro e entorno outros 50 mil metros e nas praias, 20 quilômetros.

Com a Operação Inverno, diversas ações preventivas estão em andamento, como a limpeza de bueiros e caixa de contenção, com intervenções na melhoria da drenagem de várias vias e construções de novas canaletas em ruas não pavimentadas. Essas intervenções são realizadas pela  Secretaria de Serviços Públicos.

O trabalho preventivo teve início logo nos primeiros dias da atual gestão. Em fevereiro, por exemplo, foram realizados serviços de reestruturação do calçamento no distrito de Pontezinha, obra que abrange toda a Avenida Vereador Horácio Ferraz, com  serviço de drenagem e limpeza de canaletas e desobstrução de canais de águas pluviais.

Cabo
Cabo: Secretarias da cidade estão em alerta para conter transtornos causados pelas chuvas. Foto: Sillas Gabriel / PMCSA

Leia mais:
>>> Prefeitura do Cabo recebe primeiro dos seis ônibus escolares que serão entregues em abril

O mesmo aconteceu em Ponte dos Carvalhos,  que recebeu em fevereiro serviços de limpeza do canal do Loteamento Nova Era. Até aquele mês, já haviam sido retiradas mais de 6 mil toneladas de entulhos em todo o município.

As equipes de Serviços Públicos também passaram em fevereiro pelo canal da comunidade Manuel Vigia, com o auxílio de uma retroescavadeira e duas caçambas.  Segundo a Secretaria Executiva de Limpeza Pública até aquele mês  já tinham sido  desobstruídos 32 km dos canais no município.

Em março, foi a vez das comunidades de Cidade Jardim e Nova Era receberem obras de manutenção e reestruturação do acesso na Rua 11, que liga os dois bairros. Entre os serviços, a prefeitura estabilizou o solo da via  com a utilização de pó de pedra. Após essa fase, foi aplicado um piso com concreto ciclope, com pedra rachinha e concreto usinado e instalação de tubos de manilhas de 1,2 mm.

Nas praias o serviço também é intenso. A  Secretaria Municipal de Coordenação Regional e Serviços Públicos, iniciou no último dia 7 de abril os trabalhos de terraplanagem no setor 4 de Enseada dos Corais, acesso principal que liga o anel viário à Praia de Xaréu. Na rua foi feita a diminuição da ladeira para melhorar o acesso durante o período de chuvas.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal