Eleições 2022

Pesquisa aponta que Bolsonaro perde para Luciano Huck no segundo turno

Uma pesquisa do PoderData revelou que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, perderia em uma possível disputa de segundo turno para o apresentador Luciano Huck. No levantamento, Huck aparece com 48% e Bolsonaro com 35%.

A pesquisa ouviu mais de 3 mil brasileiros entre os dias 12, 13 e 14 de abril de 2021, realizada em todas as regiões brasileiras. Além de perder para Huck, o levantamento do PoderData, também revelou que Bolsonaro empataria com João Doria, Sergio Moro e Ciro Gomes.

Pesquisa

Uma Pesquisa PoderData, realizada em todo o Brasil com 3.500 entrevistas nesta semana (12-14 de abril), indica que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 18 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (sem partido) num eventual 2º turno na disputa pelo Palácio do Planalto. O petista teria 52% contra 34% do atual presidente.

A eleição presidencial está marcada para 2 de outubro de 2022. Os cenários testados agora devem ser tomados com uma radiografia do momento, em que o país enfrenta o pior impacto da pandemia de coronavírus, muitos Estados mantêm negócios fechados e há incerteza sobre a recuperação da economia.

Nesse contexto, a pesquisa PoderData captou uma piora das intenções de voto para Bolsonaro na comparação com 1 mês antes, quando apenas Lula e Ciro Gomes (PDT) venceriam o atual num eventual 2º turno. Agora, ele já não ganha de ninguém com segurança.

Leia também:
>>>Lula vence Bolsonaro no primeiro turno e no segundo chegaria a 52% contra 34%, diz pesquisa

Mas é muito importante registrar que numa conjuntura adversa –com a CPI da Covid quase entrando em funcionamento–, Bolsonaro segue com o apoio fiel de 1/3 do eleitorado. É um sinal de que as vicissitudes não provocaram uma erosão no bolsonarismo de raiz.

Segundo o PoderData, Bolsonaro perderia hoje num confronto direto para Lula (52% X 34%) e para o empresário e apresentador da TV Globo Luciano Huck (48% X 35%).

Contra outros 3 possíveis candidatos testados, Bolsonaro ficaria apenas em situação de empate técnico (a margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos): Bolsonaro 38% X 37% João Doria (PSDB); Bolsonaro 38% X 37% Sergio Moro (sem partido); Bolsonaro 38% X 38% Ciro Gomes.

Lula vence Bolsonaro no primeiro turno e no segundo chegaria a 52% contra 34%, diz pesquisa
Pesquisa do PoderData para presidente do Brasil nas eleições de 2022. Foto: Reprodução