Investigação

Corrupção: Prefeituras de Petrolina, Nazaré da Mata, Timbaúba e Vicência são investigadas

A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão, no Recife, nesta quinta-feira, 15 de abril, para investigar possíveis atos de corrupção nas prefeituras de Nazaré da Mata, Timbaúba e Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

A operação “Rip Stop 2” é derivada de uma ação deflagrada em junho de 2020, para apurar crimes de fraudes em licitações em Petrolina, no Sertão. As licitações são de compra de material gráfico. Na primeira fase, as apurações tiveram início em março de 2019, foram apontadas, pelo Tribunal de Contas, 131 licitações, envolvendo mais de R$ 132 milhões. Três contratos estão sendo analisados na segunda fase.

Foram expedidos dois mandados de busca e apreensão no Recife. Os policiais apreenderam celulares, computadores e documentos. Os crimes investigados são de fraude em licitação e lavagem de dinheiro. A nova fase da operação começou em outubro de 2020.

De acordo com o delegado Diego Pinheiro, titular da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor), do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco), o objetivo é identificar membros de uma quadrilha. A polícia não descarta a possibilidade de participação de servidores e ex-servidores das prefeituras.

“Nosso objetivo é o de colher provas para vincular essas empresas que possivelmente são de fachada e os sócios são laranjas do empresário alvo da Rip Stop 1”, afirmou o delegado.

Leia mais:
>>> Polícia Civil realiza buscas no Recife contra suspeitos de fraude e lavagem de dinheiro
>>> Polícia Civil realiza “Operação Ripstop” na prefeitura de Petrolina e em outras do Grande Recife 

Na primeira fase, a empresa investigada seria de fachada e suspeita de fraudar licitações.

“Grande parte das licitações em que se tem suspeita de fraudes ele colocava apenas empresas dele, vinculadas a ele ou a familiares. Fazia uma falsa concorrência, onde só empresas dele concorriam”, declarou o delegado.

Além dos mandados de prisão, a Vara Única da Comarca de Nazaré da Mata determinou o sequestro de valores e proibição da pessoa jurídica de participar de licitações.

Os nomes dos investigados e os valores suspeitos de terem sido desviados não foram divulgados. Participam da operação “Rip Stop 2” 15 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

Respostas

Em nota, a prefeitura de Vicência disse que “está colaborando com as investigações da Polícia Civil com eficiência e transparência no envio de todos os documentos solicitados”. Também afirmou que que a licitação e o contrato-convite investigados dizem respeito aos anos de 2015 e 2016, na gestão anterior.

A defesa de Paulo Tadeu, ex-prefeito de Vicência, enviou uma nota, em que afirmou que, até a tarde desta quinta-feira (15), ele “não foi notificado de nenhuma investigação”.

Ainda no texto, declarou que, “se os fatos dizem respeito ao período de 2015/2016, já tem quase cinco anos, e ele nunca foi notificado de nenhuma acusação ou investigação relacionada a fraude em licitação nesse período, ou seja, enquanto foi prefeito de Vicência, logo não tem como se manifestar ou se defender legalmente sobre fatos que não são de seu conhecimento”.

Por telefone, Egrinaldo Coutinho, ex-prefeito de Nazaré da Mata, afirmou que não foi procurado no decorrer das investigações da Polícia Civil. Também disse que, nas duas gestões dele, entre 2009 e 2016, as licitações foram feitas de acordo com o que a lei determina. Além disso, contou que teve confiança na Comissão de Licitação e que está com a consciência tranquila.

A prefeitura de Timbaúba afirmou que a contratação da empresa investigada aconteceu em gestões anteriores, mas disse que está à disposição para contribuir com as investigações da Polícia Civil.

 

G1