Limpeza

Secretaria de Meio Ambiente e o Trade Turístico fazem ação ecológica em Igarassu

Nas últimas semanas tem chovido forte em Pernambuco, e o Trade Turístico do Litoral Norte que representa os empreendedores da região, assim como a Instância Costa Náutica Coroa do Avião, Sociedade Civil, Catamaran Praia Beach Club, Marina Porto Horizonte, Virtual Bombarco Show e a Prefeitura de Igarassu, através da secretaria de Meio Ambiente se juntaram e tomaram e realizam uma grande ação de retirada do lixo dos mangues, rios e ilhas da região.

“Em decorrência destas chuvas que alagaram várias localidades, muito lixo plástico e outros detritos foram levados aos córregos, mangues e rios, e estes devem ser retirados antes que atinjam nossas praias e consequentemente o oceano, por isso a importância desta ação”, ressaltou Patrícia Amélia, secretária de Meio Ambiente de Igarassu.

A ação acontece nesta quinta-feira (15), às 9h  saindo da Marina Porto Horizonte e terá início na praia de Mangue Seco, seguirá para Coroa do Avião, badalado destino turístico e que concentra grande número de embarcações.

A iniciativa contará com agentes de conscientização ambiental, que além de ajudarem na coleta, também atuarão na conscientização dos danos causados pelo lixo plástico na natureza, que atinge diretamente a cadeia alimentar dos oceanos, causando morte de inúmeras espécies, prejudicando a pesca e consequente toda comunidade.

A semente destas ações e a conscientização para preservação dos oceanos, foi plantada em nossa região pela Família Schurmann, através de Heloisa e Vilfredo Schurmann, que estiveram na coroa do avião no ano de 2017, e são defensores da campanha Mares Limpos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que apoia globalmente a próxima expedição dos velejadores, a “Voz dos Oceanos”, uma iniciativa de conscientização ambiental e busca por soluções para reverter esse cenário.

“A cada ano, oito milhões de toneladas de plástico são despejados em nossos oceanos. De acordo com um estudo do Fórum Econômico Mundial, no atual índice de poluição, haverá mais plásticos do que peixes, em peso, no oceano até 2050. Não podemos ficar inertes diante desses números assustadores. Todos nós podemos e devemos fazer a nossa parte, diminuindo o uso de plástico em nossas navegações e no dia a dia em terra também”, ressaltou Heloísa Schurmann.

Ver mais:

>> Igarassu inicia vacinação de Guardas Municipais contra Covid-19 neste sábado (10)

“Esperamos recolher cerca de 10 toneladas de lixo plástico e outros detritos em toda campanha, os quais serão encaminhados para reciclagem”, informa Mauro Brito, responsável pela Catamaran Praia Beach Club, que tem apoiado todas as iniciativas ambientais na região e desenvolvido o turismo com sustentabilidade.

Já nos dias 17 e 18 de abril (sábado e domingo), as ações ambientais no litoral Norte, que concentra grande número de marinas e embarcações, seguirão através das associações das marinas, que farão uma campanha de conscientização ambiental direcionada aos proprietários de embarcações, marinheiros, pescadores e comerciantes da região.

O resultado de toda essa ação de conscientização ambiental na região também será divulgado no Virtual Bombarco Show, que acontece de 16 a 19 de abril.

A campanha “Barco não é lugar de plástico” conscientiza a população com dicas para diminuir o uso do material a bordo das lanchas e embarcações.

1.Substitua as sacolas plástica por sacolas reutilizáveis quando fizer compras;

2.Evite o consumo de garrafas descartáveis mantendo uma garrafa reutilizável;

3.Leve sempre seu próprio copo;

4.Não embale frutas e verduras em sacos plásticos;

5.Utilize embalagens de vidro para armazenar alimentos;

6.Troque canudos e talheres de plástico por bambu, metal ou papel biodegradável;

7.Não sirva refeições em pratos de plásticos descartáveis;

8.Tenha fósforos a bordo ao invés de isqueiros;

9.Escolha produtos de higiene e beleza sem plástico;

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Igarassu