Solicitação

MPF pede investigação pela suposta falta de transparência da Prefeitura de Ipojuca em compras na pandemia

O Ministério Público Federal de Pernambuco (MPF) realizou um pedido de investigação pela suposta falta de transparência em compras da Prefeitura de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, durante a pandemia da Covid-19.

Em resposta ao pedido do MPF, a prefeitura do município afirmou, em nota, que sempre deu publicidade dentro dos prazos no Portal da Transparência do site oficial a todas as informações referentes a receitas, despesas e contratações relacionadas ao momento de crise sanitária do município. O posicionamento da prefeitura foi publicado na última segunda-feira, 12 de abril.

De acordo com a gestão municipal, Foi feita uma página específica que reúne todos os documentos de medidas adotadas pelo município no enfrentamento à doença, seguindo inclusive trâmites internos definidos pela Controladoria Geral do Município (CGM) e orientações dos órgãos de controle. A busca pelos dados é de fácil acesso e aberta para qualquer cidadão.

Irregularidades em Petrolina

A Polícia Federal divulgou, na manhã da terça-feira, 13 de abril, imagens e um vídeo da Operação Contrassenso, deflagrada na cidade de Petrolina, no Sertão do Estado. De acordo com a PF, o objetivo da ação é investigar possível prática dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude em licitação, falsidade ideológica e organização criminosa através de contratações realizadas pela Secretaria de Educação da prefeitura da cidade, comandada pelo prefeito Miguel Coelho desde que foi eleito pela primeira vez em 2016 e reeleito no ano passado.

As buscas foram realizadas em sedes de órgãos da Prefeitura de Petrolina, bem como na região metropolitana do Recife e no Estado de Minas Gerais.

Entenda o caso

Ainda de acordo com a PF, as investigações apontam irregularidades no fornecimento de kit escolar, entre o final do ano de 2015 até o ano de 2020, com emprego de recursos federais oriundos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), verba sob fiscalização da União.

A investigação é uma decorrência da análise do material apreendido na denominada Operação Casa de Papel, deflagrada pela Polícia Federal no ano passado.