Transporte

Governo Federal entrega cinco ônibus com ar-condicionado para transportar alunos em Camaragibe

O Governo Federal entregou, na manhã desta segunda-feira (12), cinco ônibus para realizar o transporte escolar de alunos da rede educacional de Camaragibe. Os veículos foram adquiridos por meio de uma parceria entre a prefeitura e o Ministério da Educação.

O ato simbólico ocorreu na presença do vice-prefeito Délio Júnior, do deputado federal Silvio Costa Filho, dos presidentes da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros, e da Câmara Municipal, Paulo André; de vereadores e secretários municipais.

O presidente do FNDE, Marcelo Ponte, lembrou a todos que a entrega da frota faz parte do programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

“A ideia é garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e ampliar o acesso e a permanência dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. Nós, do FNDE, ao lado do Ministério da Educação e do Governo Federal, estamos sempre nos esforçando para que os nossos alunos tenham uma educação de qualidade. Essa nova frota de veículos vai aproximar ainda mais o estudante da escola e trazer mais conforto e segurança. O que realmente importa é dar condições para que essas crianças, esses jovens, tenham um futuro melhor”, disse Marcelo Ponte.

Ver mais:

>> Câmara de Camaragibe coloca em pauta projeto de auxílio emergencial para os artistas

A oferta de transporte escolar é considerada uma importante ação para universalizar a educação brasileira, promover a acessibilidade e a garantia do acesso e permanência dos alunos nas escolas. No Censo Escolar de 2019, foram registrados 8,5 milhões de alunos que utilizam transporte escolar, o que representa 22% do total de matrículas da rede pública de educação básica.

No ano de 2020, o FNDE repassou R$ 720 milhões a estados e municípios para manutenção de veículos, compra de combustíveis ou terceirização do serviço, entre outras possíveis destinações, por meio do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate).

O programa tem por objetivo apoiar, no âmbito da educação básica, o acesso e a consequente permanência de alunos residentes em áreas rurais às instituições de ensino, contribuindo para o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar desses estudantes.