Opinião

Deputado João Paulo: "somos as maiores vítimas do genocídio que vem acontecendo no Brasil"

O deputado João Paulo (PCdoB) propôs uma audiência pública sobre a Igualdade Racial em Pernambuco, a ser realizada nesta terça-feira (13), às 10h, na Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa do Estado.

Cleonice Gonçalves foi a primeira vítima fatal da Covid-19 no Brasil. Mulher, negra e empregada doméstica, Cleonice, de 63 anos, é o retrato da desigualdade entre negros e brancos na sociedade brasileira, agravado nesta pandemia. Como milhões de sua cor, Cleonice vivia sob condições precárias de trabalho, morava na periferia, não tinha acesso a saneamento e estava longe de hospitais e outros serviços de saúde.

Estudos recentes têm mostrado que a população negra morre pelo menos quatro vezes mais do que em outros segmentos sociais – tanto por doenças quanto em consequência da fome.

“Nós, pretos, somos as maiores vítimas do genocídio que vem acontecendo no Brasil. Estamos morrendo de fome e de Covid-19. Fruto de uma desigualdade histórica e que se mostrou mais assustadora durante a pandemia”, afirma o deputado João Paulo, autor da proposta.

Ver mais:

>> João Paulo critica fim do auxílio emergencial e a ‘incapacidade da gestão federal’

>> “Lucas é o símbolo de tudo que o Brasil odeia, negro, pobre, periférico, artista, bissexual”, diz João Paulo

>> No Recife, ato pró-impeachment de Bolsonaro contou com o deputado João Paulo e vice-governadora Luciana Santos, ambos do PCdoB

“Precisamos de uma segunda abolição, desta vez real, com políticas públicas consistentes para combater o racismo estrutural”.

Foram convidados representantes de movimentos negro de Pernambuco, além do secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes; o gerente de Articulação dos Conselho Estaduais, Josenildo Sinésio, e o presidente do Conselho de Promoção de Igualdade Racial de Pernambuco.

A audiência pública será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da TV Alepe e pelo canal digital 28.2.

Da redação do Portal com informações da Assessoria de João Paulo