Pressão

Bolsonaro cobra Kajuru para que CPI da Covid também investigue governadores e prefeitos

Em diálogo por telefone, divulgado no domingo, 11 de abril, pelo senador de Goiás, o Presidente teme que o relatório seja "sacana".

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) divulgou no domingo, 11 de abril, uma conversa telefônica com o Presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No diálogo, o Chefe do Executivo pressiona o parlamentar para que a CPI da Covid no Senado também investigue governadores e prefeitos.

“Se não mudar o objetivo da CPI, ela vai vir para cima de mim. O que tem que fazer para ser uma CPI útil para o Brasil: mudar a amplitude dela, bota presidente da República, governadores e prefeitos”, afirmou.

A comissão, que será instaurada no Senado a pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, deve apurar as supostas omissões do governo federal durante a pandemia do novo coronavírus.

Na ligação, que foi feita no sábado, 10 de abril, Bolsonaro diz que teme um relatório “sacana”, que apenas o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, seria ouvido na investigação.

 “Se não mudar (a amplitude), a CPI vai simplesmente ouvir o (ex-ministro Eduardo) Pazuello, ouvir gente nossa, para fazer um relatório sacana”, disse.

Leia mais:
>>> Senador, aliado de Bolsonaro, quer inclusão de governadores e prefeitos na CPI da Covid

Reação do Presidente

Nesta segunda-feira, 12 de abril, o Presidente Jair Bolsonaro criticou em conversa com apoiadores, o senador Kajuru por ter gravado a ligação.

“Eu fui gravado em uma conversa telefônica, está certo? A que ponto chegamos no Brasil. Gravado”

Bolsonaro disse que a conversa só poderia ter sido gravada com autorização judicial.

“Não é vazar. É te gravar. Gravação só com autorização judicial. Gravar o presidente e divulgar…E outra, só para controle, falei mais coisa naquela conversa. Pode divulgar tudo, da minha parte” disse o Presidente.

CPI da Covid

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou na quinta-feira, 8 de abril, que o Senado adote as medidas necessárias para a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia de covid-19.

Barroso atendeu ao pedido de liminar feito pelos senadores Jorge Kajuru (GO) e Alessandro Vieira (RS), ambos do Cidadania. Os parlamentares alegaram suposta omissão da Casa na instalação da comissão.

 

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal