Afirmação

Presidente Bolsonaro sobre a abertura da CPI: 'o que menos precisamos é de conflitos'

O Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou na quinta-feira, 8 de abril, em entrevista a CNN Brasil, que ‘o que menos precisamos é de conflitos’.

A declaração é em referência a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso de determinar que o Senado instale uma CPI para investigar eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia de covid-19.

“O Brasil está sofrendo demais e o que menos precisamos é de conflitos. Sabe a minha posição, respeito completamente nossa Constituição, não tem um pingo fora das quatro linhas da mesa. Agora seria bom se todo mundo jogasse nas quatro linhas”, afirmou Bolsonaro.

Bolsonaro ainda falou que há clara “interferência” do Legislativo sobre os outros Poderes, e ainda perguntou se essa decisão pode ser uma oportunidade para o Senado analisar o pedido de impeachment de ministros de STF.

“Será que a decisão não tem que ser a mesma para o Senado colocar em pauta o pedido de impeachment de ministros do Supremo?”, disse.

O presidente também afirmou que fez a sua parte, com a compra das vacinas no ano passado, e questionou o porque não se investiga a atuação na pandemia dos governos estaduais e municipais.

“Por que a CPI? é CPI para investigar as ações do governo federal. Por que não bota estadual e municipal? Nós fizemos a nossa parte. O Pazuello comprou vacinas no ano passado”, afirmou.

Leia mais:
>>> Pacheco considera ‘inapropriado’ instaurar CPI da Covid-19, ordenada pelo STF

Autorização da CPI da Pandemia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou nesta quinta-feira (8) que o Senado adote as medidas necessárias para a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia de covid-19.

Barroso atendeu ao pedido de liminar feito pelos senadores Jorge Kajuru (GO) e Alessandro Vieira (RS), ambos do Cidadania. Os parlamentares alegaram suposta omissão da Casa na instalação da comissão.