Voto

Veja como votaram os deputados de PE no projeto que autoriza compra de vacinas da Covid-19 por empresas

A Câmara dos Deputados aprovou, no fim da noite da terça-feira, 6 de abril, o texto-base da proposta que permite à iniciativa privada comprar vacinas contra a Covid-19 para a imunização gratuita de seus empregados, desde que doe a mesma quantidade ao Sistema Único de Saúde (SUS). Foram 317 votos a favor da proposta e 120 contrários.

O Portal de Prefeitura fez um levantamento mostrando como votaram os deputados pernambucanos. Foram registrados 13 sim e 10 não, uma abstenção por parte da deputado Marília Arraes (PT) e uma ausência do deputado André de Paula (PSD).

Deputados pernambucanos na Câmara Federal.
Deputados pernambucanos na Câmara Federal. Foto: Montagem/Portal de Prefeitura.

Confira a lista completa:

André de Paula (PSD) – Ausente
André Ferreira (PSC) – Sim
Augusto Coutinho (Solidariedade) – Sim
Carlos Veras (PT) – Não
Daniel Coelho (Cidadania) – Sim
Danilo Cabral (PSB) – Não
Eduardo da Fonte (PP) – Não
Felipe Carreras (PSB) – Sim
Fernando Filho (DEM) – Sim
Fernando Monteiro (PP) – Sim
Fernando Rodolfo (PL) – Sim
Gonzaga Patriota (PSB) – Não
Luciano Bivar (PSL) – Sim
Marília Arraes (PT) – Abstenção
Milton Coelho (PSB) – Não
Ossésio Silva (Republicanos) – Sim
Pastor Eurico (Patriota) – Sim
Raul Henry (MDB) – Não
Renildo Calheiros (PCdoB) – Não
Ricardo Teobaldo (Podemos) – Sim
Sebastião Oliveira (PL) – Sim
Silvio Costa Filho (Republicanos) – Sim
Tadeu Alencar (PSB) – Não
Túlio Gadêlha (PDT) – Não
Wolney Queiroz (PDT) – Não

Vários destaques que ainda poderão mudar o texto serão votados nesta quarta-feira (7), em sessão plenária prevista para começar às 13h55. Com a conclusão da votação, o projeto seguirá para análise e votação do Senado.

O texto-base aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Celina Leão (PP-DF), que faz alterações no Projeto de Lei 948/21, do deputado Hildo Rocha (MDB-MA). A aquisição das vacinas, segundo o texto, poderá ser feita pelas pessoas jurídicas de direito privado, individualmente ou em consórcio.

Marília Arraes

Deputada Marília Arraes (PT), emitiu nota justificando motivo da abstenção na votação sobre compra de vacinas por empresas.

Na noite de ontem, ao analisar o PL 948/21 (aprovado por 317 x 120 votos) – que trata sobre a possibilidade de aquisição de vacinas contra a Covid-19 com a garantia de doação do mesmo quantitativo adquirido pela iniciativa privada/entidades para o SUS – eu cometi um erro de avaliação.

A responsabilidade que carrego é muito grande. E é por isso que fiz questão de vir a público deixar claro que em nenhum momento fui contrária à valorização, autonomia e fortalecimento do SUS, um sistema que eu sempre defendi e sempre defenderei. Naquele momento, mesmo com as dificuldades do distanciamento e o pouco tempo de discussão, eu deveria ter votado e me posicionado conforme todo nosso campo fez, em vez de problematizar e deixar de votar. Após a votação, recebi várias manifestações e refleti sobre todas elas.

Dessa forma venho aqui reconhecer meu erro e me desculpar com a nossa militância, com o PT, com o Brasil. Sigo firme na defesa da ciência, do SUS, da vacinação universal, do auxílio emergencial de R$ 600,00 até o final da Pandemia e de toda e qualquer medida que proteja e ampare nossa população e nosso Brasil.

Agência Brasil