Lidera

Recife é a capital com maior percentual de vacinados contra a covid-19 com a segunda dose do Brasil

Em um esforço contínuo para dar celeridade à vacinação contra a covid-19, o Recife alcançou mais uma posição de destaque e se tornou a cidade com o maior percentual de imunizados com a segunda dose no Brasil, em relação à sua população. Até o momento, segundo os dados compilados pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), 79.172 pessoas já haviam recebido a segunda dose na cidade – o que corresponde a quase 5% da população da cidade.

Esse número é ainda mais expressivo se analisados os dados mais recentes da Prefeitura do Recife, ainda não computados pela RNDS, que já marcam 91.586 vacinados com a primeira e a segunda dose, o que representa 5,5% dos cerca de 1,6 milhão de recifenses. A Prefeitura do Recife iniciou o processo de imunização contra o novo coronavírus no dia 19 de janeiro e já conta com quase 240 mil vacinados, aproximadamente 13% da população.

Leia Também: Vereadora Michele Collins pede vacinação 24 horas contra a Covid no Recife

Segundo os dados do RNDS, a segunda capital que mais vacinou com duas doses foi Vitória (ES), com 4,5% da população, mesmo percentual de Porto Alegre (RS). Em seguida aparece Belém (PA), com 4,4%. São Paulo, maior e mais rica cidade do Brasil, está em quinto lugar com 4,1%. Em sexto lugar está Fortaleza, a segunda capital nordestina a aparecer na lista, com 3,5%.

Esse marco se tornou possível porque a gestão municipal investiu em um sistema de 100% digital para gerenciar o processo de vacinação na cidade. Através do Conecta Recife, além de realizar o cadastro e agendamento dos grupos elegíveis, tem sido possível fazer uma gestão eficiente no controle do estoque e demanda dos imunizantes, evitando, por exemplo, o desperdício de doses, a suspensão do serviço, aglomeração e filas nos centros de vacinação.

Como forma de multiplicar forças no enfrentamento da doença, o prefeito João Campos anunciou, no último dia 29, a doação da plataforma Conecta Recife, que foi desenvolvida pela Prefeitura do Recife, para todos os municípios de Pernambuco e do Brasil que queiram seguir os mesmos passos. A ajuda será dada de forma gratuita, através da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), do grupo Unidos pela Vacina.

Desde o início da vacinação, na capital já foram aplicadas 331.455 doses, o que representa 239.869 pessoas vacinadas, sendo que 91.586 delas já estão com esquema vacinal completo – com duas doses do imunizante. O Recife tem se destacado e foi a primeira capital do Nordeste a imunizar idosos com 64 anos ou mais.

Atualmente, o Recife está vacinando idosos a partir de 64 anos; trabalhadores da saúde, ativos, de qualquer área, a partir de 50 anos e trabalhadores da Atenção Básica do município. Além deles, os trabalhadores da saúde que atuam em UTIs (adulto, pediatria, neonatalogia, coronária e oncologia), setores de quimioterapia (ambulatorial e hospitalar), segmentos hospitalares de cardiologia, vascular e neurologia (enfermaria e diagnóstico), Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise), maternidades (centro obstétrico, berçário, alojamento conjunto, centro de parto normal, diagnóstico e farmácia) e setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem.

Além deles, os que atuam em policlínicas municipais; nas Vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e do trabalhador também estão recebendo a vacina. O município também está imunizando funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados; trabalhadores de saúde lotados em hospitais do município, cirurgiões dentistas e os estudantes da área de saúde que atuam na linha de frente da covid-19 (UTI e enfermaria covid) e nos serviços de urgência e emergência.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife