Descaso

Em São Bento do Una, vacinação contra Covid-19 é suspensa; confira o motivo

Na última segunda-feira, 5 de abril, a cidade de São Bento do Una, localizada no Agreste no Estado, precisou suspender a vacinação contra o novo coronavírus, pois segundo informações, houve um problema com a temperatura no equipamento onde os imunizantes são armazenados antes de serem abertos para a aplicação na população. Com a oscilação, cerca de 2.800 doses estão sob análise para saber se as doses estão próprias para uso.

Além da vacina Coronavac e AstraZeneca, também foram encaminhadas para 4ª Gerência Regional de Saúde (Geres), em Caruaru, outras  410 doses de imunizantes que combatem outras doenças. De acordo com a Secretaria de Saúde de São Bento do Una, ainda não tem uma data para o resultado do laudo.

“Nós fomos iniciar o expediente e quando chegamos a nossa câmara estava evidenciando uma temperatura acima do que é preconizado para a vacinação. Fizemos todo protocolo legal e encaminhamos notificação para a 4ª geres”, disse a secretária interina de Saúde de São Bento, Safira Demétrio, em entrevista à Rádio Jornal.

A campanha de vacinação na cidade de São Bento do Una vem imunizando idosos a partir de 65 anos e profissionais que atuam na área da Saúde. De acordo com os números, o município já conseguiu vacinar mais 6 mil moradores.

Leia também:
>>>Ministro diz que vacina 100% nacional deve ser testada ainda em 2021

Pandemia

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu mais 225 litros de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), o que garante a produção de 5,3 milhões de doses de vacina contra covid-19. O anúncio foi feito na sexta-feira (2), pela Fiocruz, que espera outras três entregas de IFA ainda este mês.Fiocruz, Fiocruz recebe insumo para a produção de 5,3 milhões de doses de vacina contra o novo coronavírusFiocruz, Fiocruz recebe insumo para a produção de 5,3 milhões de doses de vacina contra o novo coronavírus

“Com mais este lote, a instituição garante IFA suficiente para a produção de vacinas covid-19 até maio. A Fiocruz recebeu IFA nos últimos dias equivalente a 23,5 milhões de doses. Somadas às 11 milhões de doses já produzidas e que estão em processo de controle de qualidade, a Fiocruz garante 35 milhões de doses a serem entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI)”, informou a fundação.

Segundo a Fiocruz, até o momento foram entregues ao Ministério da Saúde 8,1 milhões de doses da vacina covid-19, sendo 4 milhões de doses importadas da Índia e 4,1 milhões produzidos até a última sexta-feira (2). As entregas somarão 100,4 milhões de doses até julho.