Declaração

Ciro Gomes "sugere" a Lula que concorra como vice-presidente em 2022

O ex-ministro e ex-candidato a presidência Ciro Gomes (PDT), sugeriu na segunda-feira, 5 de abril,  durante evento organizado pela Central dos Sindicatos Brasileiros, que o ex-presidente Lula tivesse “generosidade” e concorresse a vice-presidente em 2022.

O político afirmou que o petista seguisse o exemplo da argentina Cristina Kirchner, que depois de comandar o país vizinho de 2007 a 2015, foi vice na chapa vencedora em 2019, liderada por Alberto Fernández.

Em sua fala, Ciro comparou a provável candidatura de Lula aos presidentes da Venezuela e Bolívia, Nícolas Maduro e Evo Morales respectvamente, que foram chamados pelo pededista de “exemplos desastrosos”.

“A gente devia pedir generosidade a quem já teve oportunidade, como o Lula, que é um grande líder da história brasileira. A gente devia pedir a ele que se compenetrasse e que não imitasse o exemplo desastrado do Maduro na Venezuela ou o exemplo desastrado do Evo Morales na Bolívia. E que olhasse o que a Cristina Kirchner fez na Argentina, em que, tendo uma força grande, deu um passo atrás e ajudou a Argentina a se reconciliar”, disse

Leia mais:
>>> Ciro sobre Lula nas Eleições de 2022: “Não contem comigo para esse circo”

Pesquisa da XP/Ipespe

Pouco menos de um mês após decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou condenações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o tornou elegível, cresceu o nível de apoio ao líder petista entre o eleitorado.

É o que mostra nova rodada da pesquisa XP/Ipespe, realizada entre 29 e 31 de março. Segundo o levantamento, Lula agora aparece com 21% das intenções de voto no cenário espontâneo para a corrida presidencial a mais de 18 meses do pleito.

Vinte dias atrás, 17% dos entrevistados indicavam o nome de Lula em questionamentos sobre em quem votariam se a eleição presidencial ocorresse naquela data, quando não lhes eram apresentados nomes de candidatos.

Confira Números: Pesquisa-XP_-2021_04 (Pesquisa na Integra)