Medicamento

Bolsonaro publica vídeo de prefeito que incentiva tratamento precoce contra covid

O presidente Jair Bolsonaro publicou em sua página no Facebook, na manhã desta segunda-feira (5), um vídeo em que o prefeito de Chapecó (SC), João Rodrigues (PSD), incentiva governadores e prefeitos a adotarem o tratamento precoce contra a covid-19.

“Ouçam o prefeito de Chapecó”, disse Bolsonaro, ao compartilhar o vídeo.

O tratamento precoce contra covid-19 não tem eficácia comprovada e é contraindicado por sociedades médicas científicas e organismos internacionais e nacionais, como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Ver mais: 

>> Humberto quer investigar fabricante de hidroxicloroquina que faturou R$ 153 milhões no Governo Bolsonaro

>> Bolsonaro se reúne com médicos que apoiam uso da cloroquina

Confira o depoimento do prefeito de Chapecó:

“Estamos aqui na UTI semi-intensiva do Centro de Eventos. Para nossa alegria, nessa Páscoa, olha só como é que está: não tem nenhum paciente. A equipe de profissionais toda aqui reunida, batendo um papo de forma descontraída, conversando sobre os momentos difíceis que se passaram aqui dentro.

Olhe bem toda a estrutura pronta: é um verdadeiro hospital que nós montamos. Minha pergunta sempre fica: como é que Chapecó passou por essa fase em menos de 60 dias? Fomos dos piores resultados do Brasil aos melhores números.

Vamos lá, rapidamente, só para recapitular: no finalzinho de janeiro e início de fevereiro nós chegamos a 6.000 casos positivos. No dia de hoje, são menos de 800 positivos por dia.

O internamento era, diariamente, muita gente. Hoje, o internamento está próximo de zero. Nós temos algum número de pessoas que estão internadas na UTIs.

Os óbitos chegaram, aqui em Chapecó, a 18 por dia. Hoje, a média é de 2 ou 3. Antes da covid, a média era de 5 mortes diárias. Agora, é 2 ou 3.

Como que nós chegamos a tudo isso? Pelo amor de Deus, é a coisa mais simples do mundo. Basta ter foco, fé, coragem e união de uma sociedade.

Aqui em Chapecó, nós usamos todos os protocolos. O protocolo do tratamento precoce também foi adotado. Atenção, prefeitos governadores, não tenham medo. Abram suas portas para o tratamento de seus pacientes com tudo aquilo que é possível pela ciência também, claro que sim.

Mas permitam que os médicos que têm vontade de fazer o tratamento precoce façam. Deem apoio. Foi o que nós fizemos em Chapecó: 3 ambulatórios, sendo 1 especificamente para tratamento precoce. Nós abrimos todas as unidades de saúde e, mais do que isso, fizemos a testagem rápida. Então é um conjunto da obra: começo, meio e fim.

Isso não para por aqui hoje. Comemoramos demais, mas agora temos controle da covid. O covid continua testando, tratando e medicando com orientação médica.

Amanhã vamos lançar um serviço importantíssimo, talvez inédito no nosso país, que é o tratamento pós-covid, que é uma grande equipe de profissionais multidisciplinar para atender o paciente de acordo com a sequela que ele ficou da covid. Essa é a nossa querida Chapecó, com união de todos, estamos vencendo definitivamente.

Fizemos uma opção: não fale de política, não fique debatendo se o tratamento precoce é bom ou ruim. Escute não. Faça tudo que tem que ser feito. É exatamente isso que está dando certo na nossa cidade. A prioridade é salvar vidas. Vamos voltar à nossa normalidade, trabalhar. A economia não pode parar. Abraço a todos vocês!”