Declaração

Diretor do Butantan diz que Bolsonaro "está fazendo o jogo do vírus"

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas afirmou que o Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “está fazendo o jogo do vírus” ao promover aglomerações com seus seguidores. A fala foi dita em entrevista ao jornal Valor Econômico.

“O presidente está fazendo o jogo do vírus. Quando ele sai e leva seus seguidores para o meio da praça, ele está fazendo o jogo do vírus. Expõe as pessoas ao vírus: os resistentes sobrevivem e os outros morrem”, declarou.

Covas ainda afirmou que acredita que o Brasil chegará em breve a marca de 5 mil mortos devido ao novo coronavírus.

“Estamos num momento em que a velocidade de transmissão ainda é muito alta. Os especialistas apontavam que estávamos caminhando para isso, mas a opinião geral da população não era essa. E então cruzamos a casa dos 2 mil, já passamos da casa dos 3 mil, estamos indo para os 4 mil e vamos chegar a 5 mil mortes por dia”, pontuou.

Para o diretor do Butantan, as medidas de distanciamento social aplicadas por governadores e prefeitos deveria ter uma coordenação geral, e não fragmentada como está acontecendo no momento.

“[…]as medidas são assíncronas. Ou seja, um Estado toma uma medida aqui, um município toma uma medida ali. Não há uma coordenação, não há uma política geral para o país. Essas medidas podem contribuir para uma estabilização, uma diminuição regional, mas no conjunto o aumento tem sido consistente.”

Leia mais:
>>> Butantan admite que utilizou tecnologia americana para produzir “vacina 100% brasileira”

Entrega de 1 milhão de doses da CoronaVac

O Instituto Butantan entregou nesta segunda-feira, 5 de abril, mais um milhão de doses da vacina contra o coronavírus ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Com o lote desta manhã, o instituto forneceu um total de 37,2 milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac, para serem distribuídas em todo o país.

Até o fim deste mês, o Butantan deve finalizar o primeiro contrato firmado com o Ministério da Saúde para fornecimento de 46 milhões de doses do imunizante. Até o fim de agosto devem ser fornecidas mais 54 milhões de doses ao PNI, totalizando 100 milhões de doses de CoronaVac.

Já foram aplicadas no estado de São Paulo 6,4 milhões de doses de vacina, sendo 1,6 milhão de segunda dose da imunização.