Tensão

Bolsonaro posta vídeo sobre repasse de dinheiro para PE e Paulo Câmara diz que presidente espalha fake news

Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicar neste domingo de Páscoa, 4 de abril, um vídeo no Twitter com trecho do programa de Tv Alerta Amazonas em que o apresentador Sikêra Jr. informa que foram repassados pela União R$ 42,7 bilhões para Pernambuco no combate a pandemia, o governador Paulo Câmara (PSB), reagiu através da mesma rede social também neste domingo (4).

O socialista disse não acreditar que em pleno domingo de Páscoa, se depara com novas atitudes lamentáveis do presidente e indagou por qual motivo não deixa de espalhar fake news e assume as obrigações de chefe do Executivo do país no enfrentamento à pandemia?

Leia também:
>>> Bolsonaro acusa governadores de usarem verba contra Covid-19 para botar contas em dia; mais de R$ 500 bilhões já foi repassado

Difícil acreditar que em um dia como hoje, domingo de Páscoa, sejamos obrigados a nos deparar com novas atitudes lamentáveis do Presidente da República. Em lugar de disseminar fakenews, por que não assumir suas verdadeiras atribuições e fazer parte do enfrentamento à pandemia?
Sikêra Jr. que é bolsonarista publicamente declarado passou a exibir valores referentes às verbas repassadas pelo governo federal aos estados destinadas ao combate da pandemia do novo coronavírus, e ao mostrar no telão as cifras referente a Pernambuco, alegou que não estavam sendo utilizadas da forma correta pela gestão estadual.
“Paulo Câmara, esse dinheiro não é teu, é pra salvar vidas. (…) Senhores governadores, criem vergonha na cara. Digam ao seu povo quanto vocês receberam para cuidar das vidas, e não tomar essas vidas, não matar as pessoas”, disse Sikêra Jr.

Bolsonaro cita na postagem o versículo bíblico João 8:32 que diz “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

Na publicação seguinte, Paulo Câmara não poupa as palavras e declara que o Brasil vai superar a pandemia, apesar das fake news, negacionismo e egoísmo de quem se dedica a desagregar e dividir.

O Brasil vai vencer esta guerra, com ação e esperança, como vemos em tantas cidades e estados, onde governantes fazem o que precisa ser feito. O Brasil vai superar a pandemia, apesar de negacionismo, egoísmo, fakenews, de quem se dedica a desagregar e dividir.

Bolsonaro acusa governadores

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro criticou, mais uma vez, a atuação de governadores para tentar conter a pandemia da covid-19 e acusou os líderes estaduais de desviarem recursos fornecidos pelo Executivo a ações de enfrentamento à doença para quitar débitos das suas gestões.

“Dinheiro foi para estados e municípios, muito dinheiro, bilhões de reais, mas nós sabemos que muitos governadores e prefeitos usaram esse recurso para pagar folha atrasada, botar suas contas em dia, e não deram a devida atenção para a saúde no momento”, ponderou o presidente, em live nas redes sociais nesta quinta-feira (1º/4).

O mandatário disse ainda que o governo federal sempre fez a sua parte no combate ao novo coronavírus e que responsabilizar a sua gestão pelas mortes causadas pela doença “não é nada mais, nada menos do que má fé”. “Mortes, infelizmente, estão acontecendo. Mesmo que os governadores e prefeitos tivessem tomado as melhores medidas do mundo, nós saberíamos que as mortes ocorreriam”, acrescentou.