Imunização

Vacinação contra a Covid-19 em Brasília chega à idade de Bolsonaro

A vacinação contra a Covid-19 em Brasília chegou à faixa etária de 66 anos: é a idade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A partir do próximo sábado, 3 de abril, pessoas com 66 anos serão imunizadas na capital do país, conforme anunciou o governador Ibaneis Rocha (MDB) nesta quinta-feira, 1° de abril.

Ou seja, se quiser, Bolsonaro poderá se vacinar no Distrito Federal, unidade de Federação onde mora. Recentemente, o presidente admitiu a possibilidade de receber imunizante contra o novo coronavírus.

Em conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, no dia 5 de março de 2021, Bolsonaro disse:

“Lá na frente, depois de todo mundo, se eu resolver tomar – no que depender de mim é voluntário, não pode obrigar ninguém a tomar vacina, né – eu tomarei”.

No ano passado, o presidente declarou que não iria  participar da vacinação. O discurso mudou, em 2021, junto à alteração de seu comportamento sobre a pandemia, que, agora, inclui a utilização de máscara em eventos e estímulo para que a população se vacine.

Leia mais:
>>> Bolsonaro cogita tomar vacina contra Covid-19; revelação aconteceu durante conversa com apoiadores

Dona Olinda

A mãe do presidente Jair Bolsonaro tomou a segunda dose da vacina contra a covid-19 no dia 8 de março, em Eldorado, no interior de São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Eldorado.

Assim como na primeira aplicação, há 24 dias, Olinda Bonturi Bolsonaro, de 93 anos, recebeu o imunizante da CoronaVac, desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto paulista Butantan.

Por ter tomado a CoronaVac, Dona Olinda tinha entre 21 e 28 dias para se imunizar. Se tivesse recebido a vacina da Universidade de Oxford, feita em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, teria de esperar no mínimo três meses.

em uma live no Facebook dia 18 de fevereiro, o Presidente negou que sua mãe tenha tomado a CoronaVac, vacina que em várias ocasiões ele atacou.

Na fase anterior à aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Bolsonaro pôs em dúvida a eficácia do composto, disse que o governo não o compraria, por, segundo ele, não ter credibilidade e ter origem na China.

Metrópoles