Comunicado

Recife divulga o funcionamento dos serviços municipais para o feriado da Semana Santa; confira as atividades

A Prefeitura do Recife informa que nesta quinta-feira, 1° de abril, véspera do feriado da Sexta-feira da Paixão, haverá expediente nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta da PCR dentro do plano de convivência executado após o período de quarentena mais rígida.

Aqueles que já estão na faixa etária aberta para se vacinar contra a covid-19 poderão comparecer a um dos pontos de vacinação em qualquer dia do feriadão.

Já na sexta-feira, 2 de abril, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará à disposição dos recifenses, assim como no domingo, 4 de abril, das 7h às 16h. Quem quiser praticar atividades físicas ao ar livre, tomando todos os cuidados necessários diante da pandemia do novo coronavírus, poderá contar com os parques Santana e Macaxeira que estarão abertos normalmente, das 5h às 20h, no feriado. Confira como funciona os serviços da Prefeitura neste período:

Saúde

Na sexta-feira, 2 de abril, sábado , 3 de abril e domingo, 4 de abril a vacinação contra a covid-19 acontece normalmente nos 11 pontos de drive-thru e nos seis centros de imunização. Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na segunda-feira, 5 de abril.

Apenas cinco Upinhas vão funcionar neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, terá funcionamento normal durante o feriado, realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas.

O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no feriadão, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na segunda-feira, 5 de abril.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

Leia mais:
>>> Detran-PE divulga funcionamento de suas lojas durante Semana Santa; confira os horários

Hospital Veterinário do Recife

Na Sexta-Feira da Paixão, o Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR) não funcionará, retomando as atividades na próxima segunda-feira, 5 de abril. No entanto, neste dia, a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA) continua realizando os agendamentos para castrações de cães e gatos para a primeira quinzena de abril.

As marcações serão feitas neste dia exclusivamente pela internet, através do site da SEDA: www.seda.recife.pe.gov.br. Serão ofertadas 300 vagas, que estarão disponíveis a partir das 9h.

Assistência Social e Direitos Humanos

Nesta sexta-feira, 2 de abril, não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

Turismo e Lazer

Em tempos desafiadores impostos pela pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura do Recife entende a necessidade de oferecer alternativas que promovam o bem estar do cidadão. Por isso, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, promovida pela Secretaria de Turismo e Lazer, que funciona aos domingos e feriados nacionais, estará à disposição nesta Sexta-feira da Paixão, 2 de de abril e domingo, 4 de abril, das 7h às 16h.

A partir desta quinta-feira, 1° de abril, os parques da cidade voltam a abrir apenas para a prática individual de esportes. De segunda a sexta, os equipamentos estarão abertos das 5h às 20h. Nos finais de semana, das 5h às 17h.

A cidade possui 11 parques que oferecem opções de práticas esportivas, áreas para contemplação da natureza e da vegetação e pontos de encontro para a população do município. São eles: Parque da Jaqueira; Parque da Macaxeira; Parque de Apipucos; Parque Arraial do Forte; Parque de Santana; Parque do Caiara; Parque 13 de Maio; Parque Robert Kennedy; Parque Dona Lindu; Sítio da Trindade; e Parque Arnaldo Assunção.

Esportes

Nesta quinta-feira, 1° de abril, as Academias Recife funcionarão de 5h30 às 9h30 e de 16h às 20h. Na sexta-feira, 2 de abril, devido ao feriado, estarão fechadas. No sábado, 3 de abril, as atividades poderão ser realizadas das 6h às 10h, retornando na segunda, 5 de abril.

Cultura

Museus e teatros do Recife continuam fechados, em conformidade com as determinações do decreto do Governo de Pernambuco em virtude da Covid-19.

Compaz e Bibliotecas

Neste dia 1º de abril, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara ainda estarão com os seus funcionamentos reduzidos, de 8h às 16h, apenas com o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS atendendo as demandas de auxílio funeral. As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados permanecem fechadas.

Já na sexta-feira, 2 de abril, todos os Compaz e a Rede de Bibliotecas estarão fechados, devido ao feriado da Páscoa. Os equipamentos voltarão a funcionar normalmente no dia 6 de abril, com todos os serviços disponíveis para a população, seguindo os protocolos de segurança das autoridades de saúde.

O Centro de Vacinação, que funciona dentro do Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, permanece funcionando das 7h30 às 18h30, todos os dias, inclusive na sexta-feira, 2 de abril sábado, 3 de abril e domingo, 4 de abril.

Trânsito

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas foram suspensos devido à quarentena decretada pelo Governo do Estado e retornarão após o feriado de Semana Santa, na segunda-feira, 5 de abril, das 9h até às 12h, mediante agendamento prévio e com os cuidados estabelecidos pelas autoridades para evitar a transmissão da Covid-19.

Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro.

Atendimento ao Contribuinte

Neste feriado da Semana Santa, a Secretaria de Finanças continuará realizando os atendimentos ao contribuinte de maneira remota. Cerca de 90% dos serviços da secretaria estão disponíveis no Portal de Finanças (portalfinancas.recife.pe.gov.br).

Também no portal, a partir da próxima semana, a secretaria deverá reabrir o agendamento para atendimento presencial respeitando uma limitação diária de pessoas para evitar aglomerações.

Para a abertura de processos que não estejam disponíveis para solicitação de forma online, basta enviar e-mail para o endereço de abertura de processos: [email protected].

Caso haja dúvidas mais específicas sobre legislação, o contribuinte poderá enviar e-mail para o Plantão Fiscal no endereço: [email protected]. Para as demais dúvidas, deve enviar mensagem via o ‘Fale Conosco’ do Portal de Finanças.

Jardim Botânico do Recife

Permanece fechado e só reabrirá na próxima terça-feira, 6 de abril.