Agenda

Prefeito João Campos apresenta ações do Recife contra a Covid-19 em reunião de líderes da Comunitas

Participaram da reunião especialistas, como o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, e lideranças empresariais.

Os desafios, inovações e soluções do Recife no enfrentamento à covid, foram tema de apresentação do prefeito João Campos, na quarta-feira (31), da Reunião de Governança dos Líderes da Comunitas, organização da sociedade civil que promove parcerias entre os setores público e privado. Além do cenário da pandemia,  o gestor apresentou um panorama geral do Recife, destacando potencialidades e falando sobre futuro, sustentabilidade e parcerias com o setor privado que têm sido feitas na capital.

Prefeito, Prefeito João Campos apresenta ações do Recife contra a Covid-19 em reunião de líderes da Comunitas
Prefeito assumiu o comando municipal em janeiro de 2021. Foto: Daniel Tavares/PCR

Também fizeram apresentações sobre o cenário atual da pandemia os especialistas convidados pela Comunitas: o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o coordenador executivo do Centro de Contingência de Combate ao Coronavírus de São Paulo, João Gabbardo, e Januário Montone, do conselho de especialistas do Rio Grande do Sul. Entre as ações levadas pelo prefeito, estava o sistema de vacinação digital do Recife, disponibilizado para todas as cidades do Brasil.

“Esse desafio de poder fazer gestão pública não é tarefa simples e essa proximidade que a gente tem construído com a iniciativa privada é muito importante. Quanto mais o debate da segregação for estimulado, é pior para  todo mundo. É fundamental uma boa sinergia entre o público e o privado em questões que afetam todos nós”, disse o prefeito João Campos.

“São esses problemas da cidade que devem nos unir. Fico muito feliz de poder vir a esta primeira reunião e ver como podemos construir as parcerias, sempre com o duplo caminho de poder produzir algo que, se bem sucedido, possa ser replicado, como a gente fez com o sistema de vacinação, que a gente doou pra FNP para distribuir a todos os município que queiram ter sistema organizado da vacinação”, completou o prefeito.

A Comunitas é feita por uma coalizão de 14 líderes empresariais e especialistas em diversas áreas. O objetivo é criar um canal de diálogo da iniciativa privada com o poder público para apoiar o avanço de ações de gestão sempre perenes e sustentáveis.

Leia também
>>>João Campos toma posse como vice-presidente de Relações Institucionais do Consórcio Conectar

GOVTECH

Mais cedo nesta quarta-feira, o prefeito João Campos participou de outro evento nacional, organizado pelos Fundos de Investimentos em GOVTECH e pela aceleradora de GOVTECH BrasilLAB e teve como foco a transformação digital.

“As pessoas olham para a prefeitura, para governo estadual ou nacional, como uma plataforma de serviço, um ente que tem responsabilidade de fazer a manutenção da cidade, de pensar na educação, na infraestrutura urbana, saneamento, e querem serviços de qualidade, com velocidade de resposta e a sensibilidade de identificar aquele problema. Assim como nos serviços privados, o cidadão quer ter um serviço público de qualidade, com entrega, escuta sensível e sensibilidade do que é prioridade ou não”, argumentou João Campos. “E para a gente conseguir isso, em um momento em que a forma de se comunicar das pessoas é completamente ou prioritariamente digital, implica que os governos tomem decisões de forma mais ágil, mais individualizada. Não tem outro caminho, senão pela transformação dos serviços”, completou.

O prefeito lembrou que a posição foi tomada ainda no início da gestão, com a criação de uma secretaria-executiva específica para tratar de transformação digital e que os resultados têm sido expressivos. Exemplo disso é a vacinação contra a covid-19 que, no Recife, é feita de forma 100% digital. A decisão permitiu que a gestão tenha controle total sobre o processo, facilitando a tomada de decisão e permitindo que a vacinação ocorra de forma organizada e rápida.

O processo que tem sido feito no Recife foi elogiado pelo CEO da Colab, startup que atua na conexão entre a população e o poder público, Gustavo Maia. “Queria elogiar o avanço que está acontecendo aqui no Recife, sobre o governo digital que está sendo criado. Isso faz com que as coisas comecem a acontecer.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife 

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal