Compromisso

Marcelo Queiroga reforça apoio aos municípios em encontro com a Frente Nacional de Prefeitos

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se reuniu virtualmente com a Frente Nacional de Prefeitos nesta segunda-feira (29) e reforçou o compromisso do Ministério da Saúde em apoiar estados e municípios no enfrentamento à covid-19.

Durante o encontro, Queiroga ouviu as demandas e necessidades dos gestores e destacou a importância do trabalho integrado entre governo federal, estados e municípios para a criação de medidas e ações que ajudem a salvar mais vidas e fortaleçam o atendimento à população brasileira.

No encontro, Queiroga destacou que tem trabalhando incansavelmente com sua equipe técnica buscando apoiar estados e municípios no fornecimento de insumos estratégicos para atender à população, como medicamentos, oxigênio, custeio de leitos, entre outros.

“Diante da situação de emergência que o país tem enfrentado, o Ministério da Saúde tem apoiado os gestores locais na aquisição desses insumos, buscando parcerias para adquirir o mais rápido possível esses insumos necessários para salvar a vida de milhares de brasileiros”, destacou o ministro da Saúde.

Apesar de ser responsabilidades de estados e municípios a aquisição de alguns produtos, a pasta tem se esforçado para evitar o desabastecimento desses insumos estratégicos durante a pandemia. O Ministério da Saúde já enviou aos estados brasileiros cerca de mil cilindros de oxigênio medicinal para auxiliar no tratamento de pacientes graves de covid-19. A ação faz parte do Plano Oxigênio Brasil, que tem como objetivo dar suporte aos gestores estaduais e municipais no enfrentamento à pandemia.

Para evitar o desabastecimento de medicamentos para intubação orotraqueal (IOT) no Brasil, a pasta já garantiu mais de 2,8 milhões de unidades após diversos acordos fechados com indústrias farmacêuticas nos últimos dias.

Leia também:
>>>Marcelo Queiroga: “Usar máscara é obrigação de todos os brasileiros”

Dando continuidade ao apoio que o Ministério da Saúde vem prestando aos estados, nesta segunda-feira (29), a pasta autorizou mais 2.431 leitos de UTI adulto e 50 leitos de UTI pediátrica para atendimento exclusivo aos pacientes graves com covid-19, em caráter excepcional e temporário. O valor do repasse mensal será de mais de R$ 113,6 milhões, retroativo à competência de março.

O Ministério da Saúde tem apoiado irrestritamente os estados e municípios durante a pandemia da covid-19, atendendo com ações, serviços e fornecendo infraestrutura para o enfrentamento da doença. A autorização de leitos de UTI covid-19 ocorre sob demanda dos estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários.

Da redação do Portal com informações do Ministério da Saúde