Desorganização

Olinda registra aglomeração com fila de espera em ponto de vacinação no bairro de Ouro Preto

Na cidade de Olinda, localizada no Grande Recife, foram registradas fila, espera e aglomeração na Escola José Domingos da Silva, em Ouro Preto, um dos pontos de vacinação contra Covid-19, na segunda-feira, 29 de março. Mesmo o município fazendo agendamento, local teve reclamações de que várias pessoas tiveram as marcações para receber vacina no mesmo horário.

Aglomeração em ponto de Vacinação no bairro de Ouro Preto, em Olinda.
Aglomeração em ponto de Vacinação no bairro de Ouro Preto, em Olinda. Foto: Reprodução/TV Globo

De acordo com reportagem exibida pela Tv Globo NE, idosos relataram que, ao chegar ao local, mesmo com agendamento, tiveram que esperar. Muitos ficaram juntos uns dos outros, fugindo do sol.

Leia também:
>>> Olinda inicia agendamento da vacinação contra Covid-19 para idosos a partir dos 64 anos; veja como fazer

O que diz a prefeitura de Olinda

A Secretaria de Saúde de Olinda informa que tem cumprido com responsabilidade local, data e horário de agendamento da vacinação, além da equipe orientar com respeito às pessoas que buscam informações sobre cadastro e agendamento.
 
A Secretaria de Saúde solicita a colaboração da população e informa que o início do atendimento nos pontos de vacinação é a partir das 9h, de segunda a sexta-feira, sendo desnecessário o usuário chegar ao local muito antes do horário estabelecido no agendamento vacinação para evitar aglomeração.
 
Informa ainda, que o agendamento para vacinação deve ser feito exclusivamente na plataforma digital disponibilizado no site da Prefeitura de Olinda (www.olinda.pe.gov.br), bem como seguir rigorosamente os trâmites solicitados pelo sistema como cadastrar, agendar e CONFIRMAR tal agendamento. Com isso, o nome será incluso na relação das pessoas e ficará apta para receber a vacinação no local, data e horário prescrito no agendamento.
 
Temos deparados com pessoas nos pontos de vacinação, que não estão CONFIRMANDO tal agendamento no sistema e, ao chegar no local de vacinação o nome não consta na relação.
A Secretaria acrescenta que não está faltando vacina na rede, pois o agendamento só é realizado com a garantia da dose em seu estoque.
 
Adianta ainda, que as equipes têm trabalhado intensamente com o objetivo de orientar à população no sentido de atender da melhor forma possível, sobretudo para manter distanciamento social e cumprir os protocolos de controle da pandemia.
 
Duvidas e orientações sobre cadastro e agendamento, o olindense pode entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde de Olinda pelo telefone (81) 33025358, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h ou pelo email [email protected].