Declaração

Ministro do STF Marco Aurélio afirma que se aposentará no dia 5 de julho

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio anunciou que a data da sua aposentadoria será no dia 5 de julho, uma semana antes do seu aniversário de 75 anos, idade limite para que um magistrado ocupe o cargo.

A declaração ocorreu durante uma entrevista a CNN Brasil nesta terça-feira, 30 de março. Marco Aurélio afirmou que não quer correr risco de perder os reajustes para fins de cálculo da aposentadoria.

“Simplesmente porque há quem veja chifre na cabeça de cavalo. Eu marcharia para a compulsória. Mas devemos ter cautela. Cautela, caldo de galinha, canja não fazem mal a ninguém. Mas acredito que tenha crédito porque poderia ter me aposentado aos 52 anos de idade”, disse à coluna.

Leia mais:
>>> Ministro Marco Aurélio rejeita ação de Bolsonaro contra decretos de Governadores

Assim que Marco Aurélio deixar o cargo, o Presidente Jair Bolsonaro deve escolher o sucessor

Em entrevista ao Metrópoles, magistrado falou que espera que a escolha do próximo ministro à altura da cadeira, que tenha palavra final sobre todas as matérias”.

“Ou seja, é realmente um órgão de grandeza ímpar porque o Supremo caça, inclusive, decisões do presidente da República e do Congresso Nacional. Então, que perceba que realmente deve colocar o melhor, o mais experiente na cadeira”, complementou.

Possível sucessor

Em 2020, quando foi aberto uma vaga ao STF, após a aposentadoria de Celso de Mello, o nome do juiz federal Willian Douglas, 53 anos, foi ventilado, mas o escolhido foi Kassio Nunes Marques, deixando a comunidade evangélica decepcionada, pois o Presidente Bolsonaro tinha prometido um ministro “terrivelmente evangélico”.

Willian, ao ser aprovado por unanimidade no plenário do TRF-2, recebeu mensagens de apoio de líderes de várias religiões, recebendo felicitações do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e também do Movimento Judaico Apartidário (MJA), Marcelo Knopfelmacher.