Pandemia

Após revisão, México supera Brasil e registra aumento de 60% em mortes

O ministério da Saúde do México revisou dados divulgados sobre a pandemia, indicando que o número de mortes causadas pelo coronavírus no país é 60% maior do que o relatado anteriormente.

Acredita-se agora que mais de 321 mil pessoas tenham morrido de covid-19 no país. Com a revisão, o México ultrapassa o Brasil na segunda posição no ranking de países com mais mortes por covid-19.

O Brasil tem 312 mil óbitos confirmados. Os números brasileiros, no entanto, também podem estar defasados, como mostrou recentemente a BBC News Brasil nesta reportagem.

Em termos relativos, o impacto do coronavírus pode ser ainda maior no México. O país tem mais mortes do que o Brasil, mas uma população menor — são 126 milhões de pessoas no México, contra 214 milhões no Brasil.

Ver mais:

>> Pela 3ª vez na semana, Brasil supera 3 mil mortes por Covid-19 em 24 horas

>> Pernambuco registra 62 mortes por Covid-19 e bate recorde pelo 3º dia seguido com mais 2.227 infectados

>> Covid-19: Brasil tem novo recorde com 2.400 mortes diárias, diz Fiocruz

Os Estados Unidos são o país que registra mais mortes no mundo, quase 550 mil desde o começo da pandemia.

O relatório revisado pelo ministério da saúde do México aponta que, no final da sexta semana de 2021, o país tinha um total de 294.287 mortes “associadas à Covid-19” — bem mais que os 182.301 indicados anteriormente.

Desde então, mais de 26.772 mortes relacionadas à covid-19 foram relatadas em todo o México, o que elevaria o total para mais de 321 mil até o momento.

O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador tem enfrentado críticas por sua forma de lidar com a crise. A oposição o acusa de minimizar a gravidade da pandemia e o aponta como culpado por atrasos no programa de vacinação.