Promessa

Novo ministro da Saúde diz a governadores que vai ampliar ações contra o novo coronavírus

O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na última sexta-feira, 26 de março, ao Fórum de Governadores que vai ampliar as ações do governo federal para combater a pandemia de covid-19.

Segundo nota divulgada pela pasta, durante a reunião virtual, Queiroga disse que o governo federal está empenhado em aumentar a oferta de imunizantes para entrega no primeiro semestre, por meio de acordos com laboratórios internacionais e do consórcio Covax.

“O governo federal está empenhado em aumentar a capacidade de vacinação e imunizar toda a população brasileira. O Butantan e a Fiocruz, nossos fornecedores brasileiros de vacinas, nos asseguram entregas que poderão vacinar 1 milhão de pessoas por dia. Vamos buscar essa meta de vacinação”, garantiu.

O ministro também disse que o governo vai comprar caminhões no Canadá para transportar oxigênio líquido pelo país e contará com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para agilizar a importação de insumos para medicamentos.

Segundo a pasta, Queiroga também ressaltou a importância do uso de máscaras pela população e do distanciamento social, principalmente no feriado de Páscoa, na próxima semana.

Leia também:
>>>Bolsonaro escolhe Marcelo Queiroga para assumir o Ministério da Saúde; médico é o quarto nome desde a pandemia

Nomeação

O médico cardiologista Marcelo Queiroga tomou posse no cargo de novo ministro da Saúde, em solenidade privada no Palácio do Planalto. O decreto de nomeação foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado em edição extra do Diário Oficial da União.Marcelo, Marcelo Queiroga é nomeado como novo ministro da Saúde do BrasilMarcelo, Marcelo Queiroga é nomeado como novo ministro da Saúde do Brasil

Na mesma publicação, também consta a exoneração de Eduardo Pazuello do cargo. O novo anúncio de substituição do comando da pasta foi feito na semana passada por Bolsonaro. No dia seguinte, Queiroga concedeu entrevista e destacou a importância da população se engajar nas medidas de prevenção à covid-19, incluindo o uso de máscaras e distanciamento social.

Marcelo Queiroga é natural de João Pessoa e se formou em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele fez especialização em cardiologia no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. Ele atua na área de hemodinâmica e cardiologia intervencionista. Atualmente, preside a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Agência Brasil