Imunização

Cabo imuniza 2.492 pessoas contra Covid-19 no primeiro dia do Centro de Vacinação

A prefeitura do Cabo de Santo Agostinho inaugurou na quinta-feira, 25 de março, o novo Centro de Vacinação do município, na Praça Nove de Julho,  local de referência do combate ao novo coronavírus na cidade.

No primeiro dia de funcionamento do equipamento, 1.163 pessoas foram vacinadas, com idades a partir de 69 anos. Para evitar aglomerações, a prefeitura também descentralizou a vacinação neste primeiro dia em escolas municipais da Charneca (242 doses), Ponte dos Carvalhos (748)  e Litoral (339). No total, 2.492 pessoas foram imunizadas nesta quinta-feira.

“À medida que vamos baixando a idade, vamos abrir a quadra das escolas, no primeiro dia, para evitar aglomeração no centro de vacinação da Praça Nove de Julho”, disse a secretária de Saúde do Cabo, Ana Maria Albuquerque.

A adesão da comunidade foi grande. Somente na primeira hora de funcionamento, mais de 150 pessoas haviam sido vacinadas. A equipe da prefeitura envolvida neste processo tomou todos os cuidados para manter os protocolos de distanciamento social e higiene, disponibilizando ao público pias para lavagem das mãos e banheiros químicos.

Além disso, a todo instante, os locutores avisavam ao público para cumprirem as regras de convivência com o novo coronavírus.

O prefeito Keko do Armazém passou a maior parte da manhã acompanhando os trabalhos de vacinação, atendendo e conversando com  público presente. Ele também aproveitou a ocasião para pedir aos munícipes que mantenham os cuidados para evitar a proliferação do vírus.

“É necessário entender que as pessoas não precisam vir apenas de manhã cedo. O Centro de Vacinação funciona de segunda a sábado, das 8h às 13h. Entendo que há ansiedade da população em ser vacinada, mas é importante tomar os cuidados e evitar aglomeração”, afirmou.

O prefeito anunciou também que o município vai receber esta semana novos lotes de vacina para reduzir ainda mais a idade das pessoas elegíveis à vacinação.

Quem resolveu se vacinar no primeiro dia de funcionamento do novo centro da Praça Nove de Julho, elogiou a qualidade e agilidade do atendimento capitaneado pela Secretaria de Saúde, com o auxílio de equipes de outras pastas, a exemplo de Defesa Social, Educação, Programas Sociais, Governo e Comunicação.

“O atendimento foi muito rápido. Vim vacinar meu tio, de 73 anos, e não demoramos 20 minutos para chegar na nossa vez. Pensei que ia ser mais demorado”, disse o aposentado Sandro Costa que foi atendido pelo sistema de drive-thru, ou seja, a pessoa não precisa sair do carro para receber a dose do imunizante.

Mesmo com os elogios do público, o secretário de Defesa Social, Pablo de Carvalho, avisou que o drive-thru será aperfeiçoado.

“Estamos reformando a pista que circunda a Praça Nove de Julho para que os carros sejam atendidos na pista. Isso vai duplicar a capacidade”, disse o secretário.

Leia mais:
>>> Cabo de Santo Agostinho inicia imunização em pessoas com 69 anos ou mais e inaugura Centro de Vacinação

Entre o público que foi vacinado no dia de hoje estava  o ex-prefeito do município Eias Gomes.

“É um dia de alegria. Depois de um ano de tensão, perdas e lutas, um momento de luz”, disse o ex-prefeito, de 69 anos.

Apesar da alegria, ele passa por um momento de tensão, pois está com um filho de 38 anos na UTI, vítima da covid-19.

“Quando a gente vê um caso desses na nossa própria família, a gente vê de verdade como é importante seguir as medidas de prevenção. A ameaça da covid não é apenas para os idosos”, disse.

Quem foi ao local a pé também elogiou a rapidez do atendimento.

“Foi muito rápido. Eu estava ansioso pela vacina e esperei pouco tempo na fila”, disse o aposentado Elias da Silva, de 70 anos.

Ele chegou às 7h30, antes do horário de abertura do serviço e saiu por volta das 8h40, já vacinado.

Testes

O Cabo de Santo Agostinho também inaugurou o Centro de Triagem e Testagem para Covid no Centro Social Urbano (CSU) Vila Roca. “Esperamos realizar 200 exames por dia”, calcula a secretária de Saúde. Para ter acesso aos testes, a população passa por uma triagem, que inclui entrevista médica. A partir dos dados coletados, o cidadão é classificado dentro dos critérios do protocolo e é encaminhado para fazer o teste rápido ou RT-PCR (Swab Nasal). A indicação depende dos sintomas, tempo dos sintomas e outras características de saúde que indiquem a presença da doença.

Serviço

Centro de Vacinação contra Covid-19
De segunda a sábado, das 8h às 13h

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Cabo de S. Agostinho