Avanço

Cabo de Santo Agostinho inicia imunização em pessoas com 69 anos ou mais e inaugura Centro de Vacinação

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou na quinta-feira, 25 de março, a vacinação de pessoas com 69 anos ou mais. A data também marca a abertura do Centro de Vacinação do Cabo, na Praça Nove de Julho, às margens da PE-60.

Segundo a secretária de Saúde do município, Ana Maria Albuquerque, o local funcionará diariamente, de segunda a sábado, e vai se tornar uma referência da cidade no que se refere ao combate ao coronavírus.

Centro de Vacinação do Cabo de Santo Agostinho.
Centro de Vacinação do Cabo de Santo Agostinho. Foto: Léo Domingos

Leia também:
>>> Prefeitura do Cabo instala gerador de energia no Hospital Municipal Mendo Sampaio

“No local, o cidadão vai encontrar profissionais qualificados e a vacina. Dessa forma, as pessoas poderão se programar e adequar os horários de acordo com suas necessidades”, afirmou.

A expectativa da secretária é que o local passe a funcionar com 30 equipes de atendimento, compostas de enfermeiros, técnicos e digitadores (que fazem o cadastro da população). O centro de vacinação vai funcionar das 8h às 13h.

Município também realiza a vacinação descentralizada. Três escolas do município vão estar abertas, das 8h às 13h, para receber os idosos que querem se imunizar. São elas: Escola Manoel Davi Vieira da Costa (Ponte dos Carvalhos), Escola Padre Antônio Melo Costa (Charneca) e Escola Prof. Maria Thamar Leite da Fonseca (Enseada dos Corais).

“A ideia é descentralizar o serviço neste primeiro momento para o idoso conseguir se vacinar perto de casa”, disse Ana Maria.

Nesta semana o Cabo de Santo Agostinho recebe mais 3 mil doses do imunizante Sinovac para aplicação da primeira dose no novo grupo a partir dos 69 anos. O município tem ainda outras 1.230 doses que estavam reservadas para a segunda dose, mas serão aplicadas nesta etapa, diante do compromisso do Ministério da Saúde de repor os estoques semanalmente. Com isso, o município passa a aplicar mais de 4 mil doses durante a semana, a partir desta quinta-feira (25).

Testes  

O Cabo de Santo Agostinho também vai inaugurar nos próximos dias o Centro de Triagem e Testagem para Covid no Centro Social Urbano (CSU) Vila Roca. “Esperamos realizar 200 exames por dia”, calcula a secretária de Saúde. Para ter acesso aos testes, a população passa por uma triagem, que inclui entrevista médica. A partir dos dados coletados, o cidadão é classificado dentro dos critérios do protocolo e é encaminhado para fazer o teste rápido ou RT-PCR (Swab Nasal). A indicação depende dos sintomas, tempo dos sintomas e outras características de saúde que indiquem a presença da doença.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho