Meio Ambiente

No Cabo de Santo Agostinho, 58 tartarugas nascem na Praia de Enseada dos Corais

No litoral Cabense há outros seis ninhos sendo monitorados, cinco em Enseada dos Corais e um na Praia de Itapuama.

Na tarde desta quinta-feira (24), nasceram 58 tartarugas-de-pente na Praia de Enseada dos Corais, no litoral do Cabo de Santo Agostinho. Os ovos foram colocados no dia quatro de fevereiro e tiveram um período de incubação de 49 dias.

No cabo, No Cabo de Santo Agostinho, 58 tartarugas nascem na Praia de Enseada dos Corais
Praia de Enseada dos Corais. Foto: Gilberto Crispim PMCSA

Do total, 23 ovos não eclodiram. O biólogo da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Felipe Brayner, faz o monitoramento dos ninhos no litoral e estimulou  o nascimento das tartarugas.

“Nós cavamos e ajudamos as tartarugas a chegar ao mar e reduzimos a taxa de mortalidade, que pode chegar a 17%. Como hoje foi um dia chuvoso, a areia fica fria, o que facilita o nascimento”.

No litoral Cabense há outros seis ninhos sendo monitorados, cinco em Enseada dos Corais e um na Praia de Itapuama.

Leia também:
>>>Prefeitura do Cabo, CPRH e Cipoma realizam autuações em construções irregulares na Mata de Camaçari

Meio ambiente

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e a 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) realizaram uma fiscalização de enfrentamento a crimes ambientais e construções irregulares na Reserva de Floresta Urbana (Furb) Mata de Camaçari, próximo à praia de Itapuama. Houve três autuações e duas demolições.

A ação  contou com agentes da guarda municipal, ambiental e do controle urbano. De acordo com o superintendente de Controle Urbano, João José Félix, a Prefeitura vem trabalhando para intensificar o combate às construções irregulares em áreas de preservação ambiental.

“Estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente, CPRH e Cipoma para coibir construções irregulares no município. É importante que a população se conscientize sobre essas edificações ilegais”.

A Reserva de Floresta Urbana (Furb) Mata de Camaçari possui uma área de 223,3 hectares e, através da Lei nº 14.324, foi categorizada, em 2011, como Furb, para preservar a fauna e flora da região. A Unidade de Conservação apresenta o Bioma Mata Atlântica em estágio médio de regeneração.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Cabo

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal