Esclarecimentos

Quem já teve Covid deve se vacinar? descubra essa e outras dúvidas sobre o assunto

O Recife começou a vacinação contra Covid-19 de pessoas a partir de 64 anos na terça-feira (23). As doses começam a ser aplicadas já nesta terça-feira (23). A capital é a primeira da Região a vacinar esse público-alvo.

Mesmo quem já foi infectado deve tomar a vacina contra o coronavírus, mas no tempo certo. Isso vale tanto para quem foi imunizado pela CoronaVac — produzida pela Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac — quanto pela Covishield — desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford com a farmacêutica sueco-britânica AstraZenca.

O recomendado, segundo especialistas, é esperar um mês para tomar a primeira ou a segunda dose após o primeiro dia de sintoma ou se o exame RT-PCR der positivo.

A infectologista Joana D’Arc Gonçalves, do Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), esclarece que a indicação é do Ministério da Saúde e, também, está expressa na bula da vacina.

“Como é um vírus novo, se a pessoa tomar antes desse período e tiver alguma reação, vamos ter dificuldade de saber se é por causa da doença ou da vacina”, explica. “Quando você toma uma vacina e está infectado por qualquer vírus, a produção de anticorpos é mais intensa. Ainda não sabemos o que pode acontecer. Não há estudos com relação a isso”, comenta a infectologista.

Ver mais:

>> Recife é a primeira capital do Nordeste a vacinar idosos a partir de 64 anos

No caso de outros tipos de vacina, como a da gripe, por exemplo, é recomendável aguardar 14 dias para receber outro tipo de imunização.

“Reforçamos que a da covid-19 é prioridade nesse momento, mas as outras também são importantes e mesmo tomando a vacina, é preciso continuar seguindo os protocolos de segurança, como o uso da máscara e álcool gel e o distanciamento social”, ressalta a infectologista.