Insumos

Governo de Pernambuco distribui mais de 1,5 milhão de agulhas e seringas aos municípios

Entrega vai garantir que cidades continuem vacinando a população e avançando no combate à Covid-19.

O governador Paulo Câmara anunciou, durante pronunciamento nesta quarta-feira (24.03), o início da distribuição de mais de 1,5 milhão de agulhas e seringas aos municípios pernambucanos, para que possam dar prosseguimento à imunização da população. Com esse novo lote, já são três milhões de insumos desse tipo enviados às prefeituras. Ele destacou que a ação está sendo possível porque o Estado entende a importância desses materiais para a vacinação, essencial no enfrentamento ao novo coronavírus. Por isso, se programou para abastecer as unidades de saúde.

Paulo Câmara lembrou que, há quase um ano, Pernambuco contabilizava a primeira morte em decorrência da Covid-19. De março do ano passado até hoje, já foram registrados 11.807 óbitos provocados pela doença no Estado. “Temos nesse momento, 1.325 pessoas internadas em leitos de UTI por causa da Covid-19. É um quadro grave, de emergência sanitária, que precisa ser enfrentado com todos os recursos materiais e humanos disponíveis, para que mais vidas não sejam perdidas”, afirmou.

Governo de Pernambuco, Governo de Pernambuco distribui mais de 1,5 milhão de agulhas e seringas aos municípios
Distribuição dos Insumos feito pelo governo de Pernambuco. Fotos: Hélia Scheppa/SEI

“O Governo de Pernambuco tem feito sua parte para que tenhamos sucesso na campanha de vacinação contra a Covid-19. Desde o começo garantimos que iríamos encaminhar as seringas e agulhas para as ações em sua totalidade, e estamos cumprindo. Com o avanço das etapas, novas remessas serão enviadas, para que todos os pernambucanos dos grupos prioritários sejam imunizados”, reforçou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O governador Paulo Câmara também destacou o esforço da sua gestão para ampliar o número de leitos no último mês. Entretanto, afirmou que, diante do atual cenário, não será possível interromper a aceleração da disseminação da Covid-19 sem passar pelo período de quarentena.

“No último domingo, tivemos 55% de isolamento social, maior patamar registrado este ano. Agradeço a todos que compreenderam a importância de dar a sua contribuição, mesmo com todos os sacrifícios de um ano de pandemia. Precisamos aumentar os índices de isolamento para aliviar a pressão sobre o sistema de saúde. Evite sair de casa. Se for necessário sair, use máscara o tempo todo. Essas atitudes simples salvam vidas”, completou.

Leia Também: Pernambuco abre 21 novos leitos de UTI e amplia número em Petrolina e outras regiões

Novos leitos em Pernambuco 

O Governo de Pernambuco segue colocando em ação a maior operação de saúde pública de nossa história. Somente nas últimas horas, ampliamos o número de leitos de UTI disponíveis em Petrolina e em diversas regiões do Estado voltados para pacientes da Covid-19. As vagas foram distribuídas para a UPAE Petrolina (08), além do Memorial Arcoverde (03), em Arcoverde, e do Hospital Otávio de Freitas (08) e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (02), no Recife.

Com este incremento, Petrolina passa a contar atualmente com 62 leitos de UTI e 32 de enfermaria voltados exclusivamente para doentes da Covid. Na semana passada, já haviam sido disponibilizados novos leitos no Hospital Neurocardio (8 novas vagas, totalizando 15 no serviço) e no Promatre, em Juazeiro (BA), reforçando o compromisso estadual em garantir a assistência aos usuários do SUS do Sertão pernambucano.

Em todo o Estado, a rede pública já conta com 2.525 leitos, sendo 1.398 de terapia intensiva, espalhados do Litoral ao Sertão.

Pandemia em Pernambuco

Durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, no domingo, 21 de março, o governador Paulo Câmara (PSB), destacou o esforço logístico e sanitário realizado pelo Governo do Estado para abrir leitos de terapia intensiva durante a pandemia.

Ao longo dos últimos 20 dias de março, foram criados 383 leitos de UTI em 14 municípios, do Litoral ao Sertão.

Paulo Câmara em reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.
Paulo Câmara em reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Foto: da reunião: Heudes Regis/SEI

Leia também:
>>> Pernambuco compra 4 milhões da vacina Sputnik V, amplia vacinação para quem tem mais de 70 anos e recebe 208 mil doses

“Para se ter uma ideia, o Hospital da Restauração, maior emergência pública do Norte e Nordeste, conta com 60 leitos de terapia intensiva. Nestes 20 dias, colocamos em operação o equivalente a seis hospitais da Restauração. Um esforço logístico e sanitário sem precedentes na nossa história”, detalhou Paulo Câmara. De acordo com o governador, a previsão é de que, nas próximas semanas, ainda sejam abertos mais 200 leitos de UTI.

Mesmo com todo o empenho da gestão para ampliar a rede de leitos para pacientes da Covid-19, Paulo Câmara voltou a reforçar a importância de a população seguir os protocolos sanitários. “Mesmo com todo o esforço, nosso sistema está no limite e precisamos frear a aceleração da doença. Evite sair de casa e, se for muito necessário sair, use máscara o tempo todo”, frisou 

Da redação do Portal com informações do Governo de Pernambuco

 

 

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal