Mercado

Carrefour Brasil anuncia compra do Grupo Big por R$ 7,5 bilhões

O Carrefour Brasil anunciou nesta quarta-feira (24) a compra do Grupo Big, terceiro maior varejista de alimentos do país, por R$ 7,5 bilhões.

A aquisição, segundo o Carrefour afirmou em comunicado, ampliará a presença em um mercado dinâmico e permitirá a oferta de uma gama mais ampla de produtos e serviços a preços mais competitivos. Também reforçará a presença da rede em formatos como os supermercados (99 lojas Bompreço e Nacional) e soft discount (97 lojas Todo Dia).

Além disso, o grupo vai atuar em um novo segmento de mercado com o formato Sam’s Club, através de um contrato de licenciamento com o Walmart. Este modelo de negócios é baseado em um sistema de associados, com mais de 2 milhões de membros, e tem um forte foco em produtos de marca própria.

Ver mais: 

>> Após morte de homem negro, Carrefour promete doar faturamento para projetos antirracistas

O negócio expandirá a presença do Carrefour Brasil em regiões onde tem penetração limitada, como aqui no Nordeste e no Sul do país. Esta é a maior aquisição do grupo desde que assumiu a gestão do Carrefour em 2017.

A aquisição será de 70% em dinheiro e 30% por meio de ações recém emitidas do Carrefour Brasil.

As vendas combinadas do Carrefour Brasil e do Big Group somam cerca de R$ 100 bilhões. Juntas, as duas operam 876 lojas e empregam cerca de 137 mil trabalhadores, disse a empresa.

O Grupo Big, ex-subsidiária local do Walmart, está no Brasil desde 1995 com uma rede de 387 lojas, 41 mil funcionários e presença em 19 estados. Registrou R$ 24,9 bilhões em vendas brutas em 2020.

Atualmente, o Carrefour atende 45 milhões clientes no Brasil e ampliará a sua base com a adição de mais de 15 milhões de clientes do Big.