Estrutura

Pernambuco abre 21 novos leitos de UTI e amplia número em Petrolina e outras regiões

O Governo de Pernambuco segue colocando em ação a maior operação de saúde pública de nossa história. Somente nas últimas horas, ampliamos o número de leitos de UTI disponíveis em Petrolina e em diversas regiões do Estado voltados para pacientes da Covid-19. As vagas foram distribuídas para a UPAE Petrolina (08), além do Memorial Arcoverde (03), em Arcoverde, e do Hospital Otávio de Freitas (08) e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (02), no Recife.

Com este incremento, Petrolina passa a contar atualmente com 62 leitos de UTI e 32 de enfermaria voltados exclusivamente para doentes da Covid. Na semana passada, já haviam sido disponibilizados novos leitos no Hospital Neurocardio (8 novas vagas, totalizando 15 no serviço) e no Promatre, em Juazeiro (BA), reforçando o compromisso estadual em garantir a assistência aos usuários do SUS do Sertão pernambucano.

Em todo o Estado, a rede pública já conta com 2.525 leitos, sendo 1.398 de terapia intensiva, espalhados do Litoral ao Sertão.

Pandemia em Pernambuco

Durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, no domingo, 21 de março, o governador Paulo Câmara (PSB), destacou o esforço logístico e sanitário realizado pelo Governo do Estado para abrir leitos de terapia intensiva durante a pandemia.

Ao longo dos últimos 20 dias de março, foram criados 383 leitos de UTI em 14 municípios, do Litoral ao Sertão.

Paulo Câmara em reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.
Paulo Câmara em reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Foto: da reunião: Heudes Regis/SEI

Leia também:
>>> Pernambuco compra 4 milhões da vacina Sputnik V, amplia vacinação para quem tem mais de 70 anos e recebe 208 mil doses

“Para se ter uma ideia, o Hospital da Restauração, maior emergência pública do Norte e Nordeste, conta com 60 leitos de terapia intensiva. Nestes 20 dias, colocamos em operação o equivalente a seis hospitais da Restauração. Um esforço logístico e sanitário sem precedentes na nossa história”, detalhou Paulo Câmara. De acordo com o governador, a previsão é de que, nas próximas semanas, ainda sejam abertos mais 200 leitos de UTI.

Mesmo com todo o empenho da gestão para ampliar a rede de leitos para pacientes da Covid-19, Paulo Câmara voltou a reforçar a importância de a população seguir os protocolos sanitários. “Mesmo com todo o esforço, nosso sistema está no limite e precisamos frear a aceleração da doença. Evite sair de casa e, se for muito necessário sair, use máscara o tempo todo”, frisou 

Da redação do Portal com informações do Governo de Pernambuco