Agenda

João Campos participa da 1ª Assembleia Geral do Consórcio Conectar

Os esforços para compra de vacinas contra a covid-19 não param no Recife. Nesta segunda-feira (22), o prefeito João Campos participou da 1ª Assembleia Geral do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras – Conectar, que instituiu a iniciativa liderada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para aquisição de imunizantes pelos municípios brasileiros, com o objetivo de reforçar o Plano Nacional de Imunização (PNI). No Recife, o ingresso da cidade no Consórcio foi formalizado por Lei Municipal. O prefeito João Campos delimitou que pretende demandar, através do consórcio, a compra de até 200 mil doses para a cidade.

Prefeito em reunião virtual. Foto: Rodolfo Loepert

A Assembleia contou com a presença de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS); do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes; do ex-ministro do STF Carlos Ayres Britto e de autoridades estaduais e municipais. No encontro, os prefeitos aprovaram o estatuto do consórcio, que reúne mais de 2 mil cidades brasileiras.

“Estou participando de maneira remota da primeira reunião do consórcio Conectar, que hoje reúne mais de 2 mil cidades e vai fazer votação para poder validar o estatuto do consórcio. A gente também deve ocupar uma importante posição para poder ajudar as cidades do Brasil na aquisição de vacinas”, disse João Campos.

Leia também:
>>>João Campos anuncia vacinação para trabalhadores da saúde de todos os hospitais do Recife; veja como fazer

A FNP é formada hoje por 412 municípios com mais de 80 mil habitantes, correspondendo a 61% da população do País e 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

“A gente está indo além da nossa obrigação. Nossa obrigação, enquanto município, é fazer a aplicação da vacina. Sempre foi assim. Só que agora, diante da inércia, da dificuldade de chegar vacina, nos unimos mais de 2 mil municípios, metade da população brasileira, para garantir a imunização”, pontuou Jonas Donizette, presidente da FNP.

O consórcio começou a ser idealizado em fevereiro, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que permitia a compra de imunizantes contra covid-19 diretamente por Estados e municípios. O ministro Gilmar Mendes participou do encontro desta segunda-feira e elogiou a iniciativa dos gestores municipais.

“Quero dizer que acho uma iniciativa salutar, que contou, inclusive, com decisão favorável do STF. Infelizmente, não faltam apenas vacinas. Os desafios são a falta de insumos em geral e a falta de oxigênio. Acho que em boa hora os senhores tomaram essa decisão.”

Representante da Opas no Brasil, Socorro Gross destacou a importância da união dos prefeitos para enfrentar a pandemia e promover a vacinação.

“Consideramos que a saúde e o bem-estar acontecem onde as pessoas moram, onde elas se mantêm, que é os municípios. Nesse momento, a união de forças onde as coisas acontecem é muito importante para o enfrentamento”.

AMPLIAÇÃO DA VACINAÇÃO – O prefeito João Campos anunciou, nesta segunda-feira (22), a abertura do agendamento para idosos com 64 anos ou mais, que já pode ser realizado a partir das 19h, no site ou aplicativo do Conecta Recife. As doses começam a ser aplicadas nesta terça-feira (23). A capital é a primeira da Região a vacinar esse público-alvo.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife