Imunização

Idosos da área rural do Cabo de Santo Agostinho são vacinados contra a covid-19

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho aplicou vacinas contra a covid-19  em 135 idosos com mais de 73 anos das áreas rurais do município  na manhã desta segunda-feira. Para realizar a operação, os técnicos se deslocaram até o distrito de Jussaral (na Escola Marquês do Recife) e o Engenho Arariba de Baixo (na Escola José Roberto Monteiro).

A equipe volante da Secretaria de Saúde também visitou residências de idosos com problemas de locomoção para aplicar  a vacina. Desde o início da imunização no município, já foram vacinadas 5.511 pessoas com idades acima de 73 anos.

Durante a vacinação, o prefeito Keko do Armazém, acompanhou as ações de imunização de perto, e destacou a importância da ação para os idosos da área rural.

 “A Prefeitura do Cabo não tem medido esforços. Esse é um comprometimento da gestão em salvar vidas. Então, é muito importante para o povo da área rural ter essa valorização. Esse entendimento mostra a importância que tem a vacina para todos que fazem parte da nossa cidade”, ressaltou.

A aposentada Josefa Maria da Silva, 80 anos, moradora há 15 anos no engenho Arariba de Baixo,  recebeu em sua residência  a equipe da Prefeitura que lhe aplicou o imunizante. Ela não escondeu a alegria de ser vacinada.  “Nunca em minha vida fui acolhida de uma maneira tão gratificante em minha residência, estava muito ansiosa pela chegada desse momento”, disse.

Leia Também: Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza ações de prevenção e combate ao novo Coronavírus

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio de várias Secretarias realizou ações de prevenção à disseminação e combate à Covid-19,na manhã deste sábado, 20 de março. As medidas contemplaram o Mercado Público (Mercadão) no centro da cidade e também o Mercado de Ponte dos Carvalhos, além de vários bairros do município.

Nas entradas principais dos mercados públicos, equipes fizeram distribuição de máscaras aos visitantes e comerciantes, que não estavam utilizando o Equipamento de Proteção Individual (EPI), peça  fundamental na prevenção da disseminação do vírus. Os agentes  também promoveram a higienização das mãos dos cidadãos  com álcool em gel.

Prefeitura realiza ações de prevenção e combate ao novo Coronavírus.
Prefeitura realiza ações de prevenção e combate ao novo Coronavírus. Foto: Emanuel Silva / PMCSA

Leia também:
>>> Prefeitura do Cabo realiza mutirão e vacina 1.199 idosos com mais de 73 anos

As feiras livres, bem como os mercados seguem funcionando com as medidas preventivas. A fiscalização dos mercados públicos, praças, parque e nos bloqueios nas prais do litoral cabense, conta com equipes da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Guardas Municipais, Trânsito, Controle Urbano, Guarda Ambiental, Patrulha Maria da Penha, Polícia Militar, Polícia Civil e Serviço de Inteligência da Guarda (Sig), trabalham de forma integrada.

O secretário municipal de Defesa Social, Pablo de Carvalho, destaca que esse é um momento de união de forças. “Nosso foco agora é no combate à Covid-19. Estamos cumprindo o decreto do governo estadual, e não vamos relaxar a fiscalização durante a pandemia”, ressaltou.

Pias comunitárias

 

Para facilitar a  higiene da população e visando aumentar a proteção e conter a propagação do novo coronavírus no Cabo de Santo Agostinho, a Prefeitura instalou pias comunitárias no Mercado Público da cidade (Mercadão), por meio da Secretaria Municipal de Coordenação Regional e Serviços Públicos.

A medida possibilita que cidadãos higienizem suas mãos durante o percurso na cidade. Durante esta semana os equipamentos, com água e sabão vão ser instalados em vários locais de grande movimentação de pessoas, diminuindo as chances de transmissão da Covid-19.

O método é considerado pelos órgãos de saúde uma das medidas mais eficientes no combate a esta pandemia.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho