Prefeito de Belo Jardim se compromete em criar projeto de lei que prorroga pagamento de impostos municipais
Gilvandro Estrela foi até os comerciantes e funcionários do comércio que protestavam contra o decreto N° 50.433/2021, do Governo de Pernambuco, na manhã da quinta-feira, dia 18 de março.
Em um ato histórico e de muita coragem, o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, foi até os comerciantes e funcionários do comércio, que protestavam contra o decreto N° 50.433/2021, do Governo de Pernambuco, na manhã da quinta-feira, dia 18 de março, e se comprometeu em criar um projeto de lei para prorrogar o pagamento de impostos municipais referentes ao exercício de 2021.
“Quero dizer a vocês que vou enviar um projeto para a Câmara de Vereadores que irá prorrogar o pagamento dos impostos municipais. Quem deve de dezembro do ano passado para trás pode pagar até dezembro deste ano, a lei já está em vigor. E quem precisa tirar o alvará de 2021 e outras coisas mais, vamos prorrogar o pagamento até junho”, afirmou.
Apesar do município estar endividado e precisando arrecadar dinheiro para pagar as dívidas herdadas pelas gestões anteriores, o Governo Gilvandro Estrela, sensibilizado com a situação difícil a qual o comércio se encontra, decidiu prorrogar o pagamento dos impostos.
“Quem mais sofre são vocês, que geram empregos e pagam impostos”, disse.
O prefeito concluiu afirmando que disse ao governador Paulo Câmara que a prefeitura etá gastando dinheiro mesmo estando quebrada.
“Apertei o Governador do Estado, disse a ele que em Belo Jardim está o povo morrendo, adoecendo com Covid-19 e senhor não mandou um real esse ano para o município, já gastamos R$ 140 mil no combate à doença, dinheiro da prefeitura, que está quebrada.”
Leia mais:
>>> Prefeito de Belo Jardim fecha acordo histórico com a Compesa
Pagamento do FPM
A 1° parcela do Fundo de Participação Municipal (FPM) referente ao mês de março chegou em Belo Jardim com um desconto milionário, comparativo com o mês anterior, de R$ 2.156.824,00. O valor descontado surpreendeu a equipe de finanças da prefeitura e o prefeito, que já planejam aplicar o dinheiro no pagamento de dívidas das gestões passadas.
“Como vou arcar com os compromissos deixados pelo prefeito anterior? Esse desconto impacta diretamente nas finanças da prefeitura e atrapalha nosso planejamento de pagamento das dívidas”, disse o prefeito.
Segundo a equipe de finanças de Belo Jardim, o desconto no FPM geralmente ocorre neste período do ano e todos os municípios recebem o Fundo de Participação Municipal com menor valor do que geralmente é repassado pelo Governo Federal, porém, a quantia menor do FPM surpreendeu a equipe.
Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Belo Jardim